Ícone do site O SERINGAL

Mercúrio retrógrado começa neste domingo (9): o que esperar?

mercurio-retrogrado-comeca-neste-domingo-(9):-o-que-esperar?

Mercúrio retrógrado começa neste domingo (9): o que esperar?

O Mercúrio retrógrado, considerado um dos trânsitos planetários mais temidos pelos seguidores da astrologia, começa neste domingo (9). Em termos práticos, o fenômeno traz a ideia de que um planeta, do ponto de vista do observador, parece estar caminhando para trás.

“Sabemos que é uma ilusão de ótica e acontece somente quando os planetas se encontram próximos em suas respectivas órbitas. Do ponto de vista simbólico e astrológico, uma retrogradação pode indicar um momento de reajuste, por isso é normal que assuntos da natureza do planeta retrógrado não funcionem muito bem”, explica o astrólogo Julio Grobel, à CNN.

 

Considerando que Mercúrio rege as faculdades mentais e comunicativas, os deslocamentos, as mídias, os contatos e acordos, uma retrogradação implica que esses temas sofram reajustes, encontrando, portanto, debilidades, de alguma forma.

“Importante ressaltar que a retrogradação de Mercúrio acontece 3 vezes por ano, ou seja, é um evento bem comum. Criou-se um estigma de que nada funciona por conta de Mercúrio retrógrado, mas não é verdade. Mercúrio lida com assuntos mais rotineiros e, por isso, é mais perceptível que outros planetas”, diz o profissional.

“Os atrasos, a dificuldade de comunicação e compreensão das coisas, detalhes que passam despercebidos em acordos e contratos, tarefas esquecidas, equipamentos eletrônicos que são problema, notícias que são passadas de forma duvidosa, são todos exemplos de situações cotidianas que Mercúrio retrógrado pode proporcionar. Esses eventos, no entanto, não são exclusivos da retrogradação, apenas que nesse momento ficam mais suscetíveis a acontecer”, adiciona.

Mercúrio encontra-se em Sagitário

Atualmente, Mercúrio encontra-se em Sagitário, onde iniciará sua retrogradação. Já no dia 19, retornará para Escorpião. Segundo Julio, a retrogradação é um movimento aparente de retorno do astro no zodíaco. Assim, seguindo a ordem dos signos, temos Escorpião antes de Sagitário e, portanto, retornará a Escorpião nessa fase de retrogradação.

“Quanto ao significado, é importante compreender o que cada posicionamento representa. Sendo Mercúrio o regente da mente, em Sagitário nos transporta para uma busca de conhecimento incessante. Neste signo, quanto mais, melhor, assim a mente não encontra limite para explorar. Isso acaba se refletindo também na comunicação, como, por exemplo, franqueza, que é uma característica forte sagitariana, gerando os famosos ‘sincericídios’”, explica.

Sagitário, no campo da astrologia, não é um posicionamento favorável a Mercúrio, pois tende a disparar muito as ideias, perder o foco, ver mais o fim e não o meio, se perdendo no processo. “E, sendo a retrogradação um desafio, conforme dito, podemos nos ver mais distraídos nesse momento, com um acúmulo de atividade mental e uma falta de foco e ordem, já que tudo estimula”.

O retorno para Escorpião, a partir do dia 19, melhora um pouco essa condição, mas segue ainda nos desafios da retrogradação.

“Escorpião é um signo ligado às emoções e Mercúrio nele se traduz em uma mente mais investigadora, mais afetada pelas memórias e sentimentos que se criaram em alguma experiência de vida. Escorpião é um signo mais acuado por natureza, assim Mercúrio preserva mais o silêncio e, se expressa ou se comunica, carrega uma carga emocional muito grande, podendo ser bem assertivo. É uma mente muito profunda, traduzida em conteúdos profundos. Já que a retrogradação tem um “papel” de reajustar, isso geralmente acontece por meio dos desafios”, encerra.

Como a Lua pode direcionar os ciclos internos, segundo a astrologia

Sair da versão mobile