Metrópoles Run: confira os critérios de desclassificação da corrida

O Metrópoles Run vai agitar o Distrito Federal no dia 21 de dezembro, no Eixão do Lazer. O evento terá percursos de 5 km, 10 km e 15 km, e é importante que os atletas fiquem de olho nas regras e no que pode desclassificá-los durante a prova. As inscrições para o Metrópoles Run estão abertas, e os esportistas podem garantir a vaga e conhecer os percursos da prova escolhida.

Faça a sua inscrição

Saiba o que pode desclassificar o atleta da prova

Alguns fatores podem causar a desclassificação dos competidores. Um exemplo é a transferência do número de peito ou do chip para outra pessoa. Nesta situação, os envolvidos não poderão correr e, ainda, ficarão impedidos de participar de futuras edições do evento.

Confira outras irregularidades que podem acarretar na desclassificação:

  • Cortar percurso, usar rota não autorizada ou trocar número/chip;
  • Correr sem o número de peito e chip de cronometragem;
  • Impedir outros atletas de participarem da competição ou praticar conduta antidesportiva;
  • Receber apoio externo não autorizado (hidratação, ritmo etc.);
  • Permitir ou se beneficiar de acompanhamento por pessoa ou veículo não autorizado;
  • Largar antes do anúncio de largada da distância pelo locutor ou largar com atraso superior a 10 minutos;
  • Correr com o dorso nu.

Metrópoles Run: confira os critérios de desclassificação da corrida - destaque galeria3 imagensLargada dos 5 kmAtletas durante o percursoFechar modal.MetrópolesLargada da Meia Maratona Metrópoles1 de 3

Largada da Meia Maratona Metrópoles

Pedro Iff/MetrópolesLargada dos 5 km2 de 3

Largada dos 5 km

Pedro Iff/MetrópolesAtletas durante o percurso3 de 3

Atletas durante o percurso

Pedro Iff/Metrópoles

A competição

A prova é organizada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social Brasileiro (Inbras), com supervisão técnica da Federação de Atletismo do Distrito Federal (FATDF) e em conformidade com as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

O percurso será aferido por técnico credenciado e certificado. O Metrópoles Run é dirigido pelo técnico desportivo Paulo Sérgio Rosa Costa. A organização providenciará todas as autorizações legais, seguro de responsabilidade civil, equipe médica, postos de hidratação e estrutura de apoio.

O Eixão do Lazer receberá os atletas e ainda contará com um espaço especial para os competidores. Os três primeiros de cada distância, tanto na categoria masculina quanto na feminina, serão gratificados com troféu e premiação em dinheiro.

Os kits, juntamente com o chip de cronometragem, estarão disponíveis para retirada na sexta-feira (19/12) e no sábado (20/12).

Os atletas deverão levar, no ato de retirada do kit, uma lembrança natalina não perecível (ex.: lápis de cor, cadernos de desenho, bonecas, carrinhos de brinquedo, entre outras), que será doada a crianças de comunidades hipossuficientes.

Confira os percursos do Metrópoles Run:

Metrópoles Run: confira os critérios de desclassificação da corrida - destaque galeria3 imagensMetrópoles Run: confira os critérios de desclassificação da corrida - imagem 2Metrópoles Run: confira os critérios de desclassificação da corrida - imagem 3Fechar modal.MetrópolesMetrópoles Run: confira os critérios de desclassificação da corrida - imagem 11 de 3

Arte/ MetrópolesMetrópoles Run: confira os critérios de desclassificação da corrida - imagem 22 de 3

Arte/ MetrópolesMetrópoles Run: confira os critérios de desclassificação da corrida - imagem 33 de 3

Arte/ Metrópoles

Saiba mais sobre os circuitos

5 km

  • Largada: Em frente ao IMP Concursos (altura da 102/103 Norte);
  • Volta 1: 2º poste de luz após o posto Jarjour (altura da 206 Norte);
  • Volta 2: Poste de energia em frente à Confederação Nacional do Comércio;
  • Chegada: Em frente ao IMP Concursos.

10 km

  • Largada: Em frente ao IMP Concursos;
  • Volta 1: Poste de luz antes da tesourinha dos blocos 213/214 e 113/114;
  • Volta 2: Poste de energia em frente à Confederação Nacional do Comércio;
  • Chegada: Em frente ao IMP Concursos.

15 km

  • Largada: Em frente ao IMP Concursos;
  • Volta 1: Poste de iluminação antes da saída para o Lago Norte;
  • Volta 2: Poste de energia em frente à Confederação Nacional do Comércio;
  • Chegada: Em frente ao IMP Concursos.

Leia também

Confira a programação do Metrópoles Run

Sexta-feira (19/12)

  • 14h às 17h: entrega de kits e ativação do chip de cronometragem em local a ser divulgado. Durante a entrega de kits, estarão disponíveis foodtrucks e estandes de marcas.

Sábado (20/12)

  • 10h às 17h: entrega de kits e ativação do chip de cronometragem em local a ser divulgado. Durante a entrega de kits, estarão disponíveis foodtrucks e estandes de marcas.

Domingo (21/12)

  • Das 6h às 6h30: concentração de atletas.
  • 6h30: largada 15 km.
  • 6h35: largada 10 km.
  • 6h40: largada 5 km.
  • A partir das 8h15: premiações das categorias.
  • Das 7h às 11h: funcionamento dos espaços para os atletas.

Saiba tudo sobre as inscrições

As inscrições para o Metrópoles Run começaram nessa terça-feira (25/11), e se encerram no dia 15 de dezembro, às 13h, ou em data anterior a esta, caso seja atingido o limite de inscritos no evento.

A inscrição é pessoal e intransferível. A cessão do número de peito ou chip à outra pessoa é proibida e acarretará na desclassificação de ambos os envolvidos, que não poderão participar de futuras edições do evento.

Poderão participar atletas de ambos os sexos, desde que devidamente inscritos na distância escolhida. Após a efetivação da inscrição, não será permitida a alteração da distância selecionada.

Metrópoles Endurance

Esta é a quarta competição esportiva realizada pelo Metrópoles em 2025. A estreia aconteceu com o Endurance, em disputas de triatlo, aquathlon e natação em águas abertas; em seguida, o Cycling tomou conta das ruas do Eixo Monumental; e, por fim, em setembro, foi realizada a Meia Maratona Metrópoles, primeiro evento exclusivamente de corrida.



Fonte: Metrópoles

Fastback Abarth ou Nivus GTS? Confira comparativo entre esportivos

O Volkswagen Nivus GTS e o Fiat Fastback Abarth ocupam uma faixa específica do mercado brasileiro: SUVs compactos com apelo esportivo e desempenho superior...

Prontuários, consultas e médicos: o que Heleno precisa apresentar a Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), exigiu uma série de documentos comprobatórios para decidir se concederá ou não prisão domiciliar...

Apneia noturna é fator de risco para o coração? Médico responde a Dr. Kalil

A apneia do sono, condição caracterizada por pausas na respiração durante o sono, representa um sério risco para a saúde cardiovascular e neurológica. Estudos...