Morreu aos 93 anos o cantor Fernando Lopes, um dos nomes que marcaram a história da música brasiliense. O artista faleceu nesta terça-feira (4/11), após lutar contra uma infecção. A informação foi confirmada ao Metrópoles por Tião Rodrigues, integrante da banda Squema Seis.
Fernando Lopes foi o primeiro cantor contratado da Rádio Nacional, em 1959, quando tinha 21 anos. Com a chegada da televisão, tornou-se também a primeira pessoa a fazer um programa em Brasília, na TV Nacional.
O cantor Fernando Lopes
Arquivo Pessoal
O cantor Fernando Lopes
Arquivo Pessoal
O cantor Fernando Lopes
Arquivo Pessoal
O cantor Fernando Lopes
Na época, Brasília estava sendo construída, e a Rádio era ouvida pelos trabalhadores que enviavam mensagens para os parentes distantes.
O artista também se apresentava no Palácio do Planalto para o então presidente Juscelino Kubitschek, de quem se tornou o cantor preferido.
Nascido Eduardo Gomes, Fernando Lopes passou a cantar em bares e restaurantes por prazer após deixar a televisão. Era presença constante no Grao, bar do Lago Norte, onde se apresentava todos os domingos para um público de cerca de 200 pessoas.
Leia também
-
Morre Norma Braga, irmã de Roberto Carlos, aos 90 anos
-
Rapper Young Bleed morre aos 51 anos após aneurisma cerebral
-
Morre Donna Jean Godchaux, da banda Grateful Dead, aos 78 anos
-
Morre aos 100 anos Clara Charf, viúva de Carlos Marighella
Mesmo com a idade avançada, manteve-se ativo nos palcos até adoecer, há cerca de dois meses. “Ele foi um exemplo de vida para todos nós. Vai deixar muita saudade”, disse Tião.
Fernando deixa uma filha, chamada Kathia. “Foi uma pessoa formidável, era a minha vida e levou uma parte de mim”, declarou.
O velório de Fernando está marcado para esta quarta-feira (5/11), a partir das 13h, no GOB Centro Cultural Eurípides Barbosa, localizado na SGAS Quadra 913, Conjunto H. O sepultamento será às 16h, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.

Fonte: Metrópoles