“Não conseguirão derrotar a Venezuela”, diz Maduro em meio a tensão com EUA

Enquanto as tensões com os Estados Unidos se intensificam, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta segunda-feira (24) que seu país é “invencível”.

Durante o seu programa diário na TV estatal, o líder chavista afirmou: “Não importa o que façam, como façam ou onde façam, não conseguirão derrotar a Venezuela. Somos invencíveis”.

As declarações foram feitas no mesmo dia em que o Departamento do Tesouro dos EUA designou o Cartel de los Soles como uma organização terrorista estrangeira por seu suposto papel na importação de drogas ilegais para os Estados Unidos. 

O governo Trump acusa Maduro de liderar o cartel — alegações que o líder socialista nega repetidamente. 

A medida gerou preocupações sobre a possível justificativa para uma ação militar.

A designação ocorre em paralelo a uma grande mobilização militar dos EUA na região do Caribe.

O governo Maduro também ameaçou as companhias aéreas internacionais, ordenando que retomem os voos para a Venezuela em 48 horas, sob pena de perderem a autorização, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Diversas companhias aéreas suspenderam recentemente seus serviços após a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) alertar para uma “situação potencialmente perigosa” ao sobrevoar o espaço aéreo venezuelano.

Durante sua transmissão, Maduro fez um alerta velado ao Ministro dos Transportes, Ramón Velázquez, sobre as suspensões das companhias aéreas, dizendo: “Há leis para quem ultrapassa os limites”.

O líder chavista e seu governo têm negado consistentemente o envolvimento em atividades criminosas e acusado Washington de buscar uma mudança de regime para controlar as vastas reservas de petróleo da Venezuela.

Anvisa aprova lenacapavir, injeção que reduz risco de infecção por HIV

Medicamento já pode ser usado como PrEP no Brasil. Próximos passos dependem de preço e avaliação para incorporação no SUS Fonte: Metrópoles

Cientistas criam minipulmão para estudar como a tuberculose o infecta

Pesquisa permite que cientistas observem como os estágios iniciais da tuberculose afetam o pulmão em busca de alternativas de tratamento Fonte: Metrópoles

São Paulo registra segundo caso de nova cepa de Mpox no Brasil

A SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo) confirmou o segundo caso de Mpox da nova cepa 1b, no estado de São...