Não me parece que era caso para preventiva de Bolsonaro, diz professor

O professor de Direito Penal, Fernando Capano, questionou em entrevista à CNN a necessidade da prisão preventiva após a constatação de tentativa de violação da tornozeleira eletrônica de Jair Bolsonaro com um ferro de solda. Segundo o especialista, a decisão seria tecnicamente questionável diante das circunstâncias do caso.

Capano argumentou que, apesar do evidente dano à tornozeleira eletrônica, o fato de Bolsonaro já estar sendo monitorado por equipes da Polícia Federal em sua residência tornaria a prisão preventiva uma medida excessiva. “Não enxergo elementos muito plausíveis a ensejar a decretação da preventiva nessa conjectura”, afirmou.

Análise técnica da situação

O professor destacou que não haveria uma clara relação causal entre a organização de uma vigília e o dano à tornozeleira que justificasse a modalidade mais gravosa de acautelamento penal. Para ele, a simples troca do equipamento danificado e a manutenção do monitoramento policial já existente seriam medidas suficientes.

Capano também ressaltou que o caso em questão difere de situações comuns de violação de tornozeleira eletrônica.

“Não havia, a meu juízo, qualquer tipo de circunstância a ensejar concretamente que ele realmente empreenderia fuga”, explicou o especialista, manifestando preocupação com o que considera uma “vulgarização do Instituto da Prisão Preventiva”.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Artista do Pará é única brasileira em ranking global da Amazon Music

A cantora paraense Zaynara, 24, foi selecionada para o “Artists to Watch 2026”, lista global da Amazon Music que destaca artistas emergentes com potencial...

Gilmar defende decisão da PGR de arquivar representação contra Toffoli

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), defendeu a decisão do procurador-geral da República, Paulo Gonet, de arquivar representação de impedimento e...

Cássio sofre lesão em jogo do Cruzeiro e preocupa para clássico contra Galo

O goleiro Cássio foi substituído no confronto entre Cruzeiro e Democrata-GV, nesta quinta-feira (22), e preocupa para o clássico do fim de semana diante...