O duelo entre Portland Trail Blazers e Dallas Mavericks, neste domingo (16/11), às 21h30, no American Airlines Center, terá contornos especiais nesta fase da temporada. De um lado, os Blazers vivem um momento histórico sob o comando do brasileiro Tiago Splitter, o primeiro treinador do país a dirigir uma equipe na NBA. Do outro, os Mavericks atravessam um período de forte instabilidade após a demissão do gerente geral Nico Harrison.
Leia também
-
Jalen Johnson é destaque no triunfo dos Hawks: veja resultados da NBA
-
LeBron James dá primeiro passo para retorno na NBA; confira
-
Recorde de Curry e triunfo de Denver: os resultados de quarta da NBA
-
NBA: jogador líder de pontos da temporada desfalca Milwaukee Bucks



Tiago Splitter foi o primeiro brasileiro a ser campeão da NBA
Andy Lyons/Getty Images
Tiago Splitter era treinador do Paris Basketball, clube francês fundado em 2018
Tolga Adanali/Euroleague Basketball via Getty Images
Tiago Splitter já foi auxiliar técnico do Brooklyn Nets e Houston Rockets
Matteo Marchi/Getty Images
A crise em Dallas se tornou pública após a direção optar pela saída de Harrison, nove meses depois da polêmica troca que levou Luka Doncic ao Los Angeles Lakers. Agora sem um grande astro no plantel, o movimento foi interpretado como tentativa de reorganização interna após o início decepcionante de três vitórias e oito derrotas na temporada.
Enquanto não define um novo nome para o comando, o time será gerido interinamente por Michael Finley e Matt Riccardi como co-GMs, segundo a liga.
A situação levou até mesmo o proprietário do time, Patrick Dumont, a publicar uma carta aberta aos torcedores reconhecendo erros recentes e prometendo mudanças estruturais para recolocar os Mavericks no caminho certo.
Do lado de Portland, o clima é completamente diferente. Após a saída de Chauncey Billups, afastado em meio a investigações relacionadas a apostas ilegais, Tiago Splitter assumiu o comando e rapidamente virou protagonista no noticiário esportivo. O ex-pivô campeão da NBA pelo San Antonio Spurs se tornou o primeiro brasileiro a treinar uma equipe na liga.
Splitter, que já tinha experiência como auxiliar técnico e passagem pelo basquete europeu, iniciou bem sua trajetória: venceu em sua estreia e ganhou mais três jogos após, reformulando a postura da defesa com um “jeitinho brasileiro”.
A direção dos Blazers enxerga o período como uma oportunidade para testar novos caminhos e acelerar a evolução de uma equipe jovem. A equipe agora está com seis vitórias e cinco derrotas.
Fonte: Metrópoles


