Ícone do site O SERINGAL

O que eu puder fazer para defender anistia, eu vou fazer, diz Tarcísio

o-que-eu-puder-fazer-para-defender-anistia,-eu-vou-fazer,-diz-tarcisio

O que eu puder fazer para defender anistia, eu vou fazer, diz Tarcísio

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que fará tudo o que estiver ao seu alcance para que a pauta da anistia avance no Congresso Nacional.

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (25), ao ser questionado sobre o assunto, disse que “sempre defendeu” a anistia.

“Eu sempre defendi a anistia e o que eu puder fazer para defende-la, eu vou fazer”.

Quando questionado se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lhe deu alguma orientação com relação ao assunto, o governador respondeu acreditar que o ex-mandatário “não está com a cabeça nisso”, mas que, independentemente, “tem um grupo de pessoas” empenhado em emplacar o texto.

“Vou trabalhar para que a anistia seja pautada e que possa ser aprovada, eu não estou preocupado nesse sentido”, completou.

A declaração do governador ocorre apenas um dia depois de o PL, partido de Bolsonaro, anunciar uma mobilização pela anistia, encabeçada pelo senador Flávio Bolsonaro.

Em setembro deste ano, mês em que a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu pela condenação de Bolsonaro e todos os outros integrantes do “núcleo 1” da trama golpista, Tarcísio foi à Brasília para articular a pauta e pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Pouco tempo depois, a Casa Legislativa aprovou, com 311 votos favoráveis, 163 contrários e sete abstenções, a urgência do texto que concede o perdão aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Desde então a tramitação da matéria está parada. De acordo com apuração da CNN, Hugo Motta enxerga o atual momento como inoportuno e pretende segurar a votação do projeto.

Segundo relatos, o presidente da Câmara tem dito a aliados que o momento é conturbado e que pautar o assunto por agora seria “colocar lenha na fogueira”.

Sair da versão mobile