Seis meses da mudança Centro Pop do centro da cidade, João Marcus Luz não mostra avanços na política de acolhimento a população em situação de rua
Desde que assumiu a pasta da SASDH – Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco -, João Marcus Luz disse que sua gestão revolucionaria a política de acolhimento à população em situação de rua, coisa que até o momento ainda não se viu acontecer.
Uma de suas primeiras medidas foi anunciar a mudança do Centro Pop, local referência no atendimento aos mais de 600 moradores em situação de rua registrados na capital acreana. Sem planejamento e muito menos diálogo com a comunidade da Região do Castelo Branco, a prefeitura alugou uma casa no referido bairro e mesmo diante de muitas manifestações garantiu a mudança. O secretário justificou que teria um planejamento a ser executado e que ali seria apenas o Início de uma política digna nunca vista, tudo que até hoje não se concretizou.
Já são seis meses que o Centro Pop funciona na região da Baixada da Sobral, com alimentação sendo servida no Restaurante popular e os serviços de assistência na entrada do Castelo Branco. O secretário ainda não mostrou quais resultados práticos e favoráveis a mudança trouxe, pois o que se ver são os mesmos moradores em situação de rua vagando pela região de Rio Branco, os roubos e furtos continuam a perturbar comerciantes e moradores. Em outras matérias o Seringal mostrou relatos de muitos moradores em situação de rua, que afirmaram não sair do centro da cidade para ir até a Baixada da Sobral para tomar café ou almoçar e que preferem permanecer no centro da cidade, onde as possibilidades de conseguir dinheiro para os vícios e até comida mesmo são mais viáveis.
A situação caberia um acompanhamento mais de perto da Câmara Municipal e ate mesmo do MPE, que avalizou na época a mudança.
