Ora-pro-nóbis: quais benefícios e quantidade ideal de folhas por dia?

A ora-pro-nóbis, planta comum em quintais e hortas brasileiras, é uma das opções naturais mais completas em termos nutricionais. Suas folhas são ricas em proteínas, ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A, C e do complexo B, o que garante propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes ao alimento.

Esses nutrientes atuam diretamente no fortalecimento do organismo, ajudando na prevenção de doenças e no bom funcionamento do corpo. Entre os principais benefícios atribuídos ao consumo regular da ora-pro-nóbis estão o reforço da imunidade, a melhora da saúde óssea, a prevenção de anemia e diabetes, o controle do colesterol ruim e a regulação do intestino.

De acordo com a nutricionista Anna Paula Abreu, supervisora de nutrição do Hospital DF Star, “a ora-pro-nóbis ajuda no controle da glicose, reduz o colesterol ruim, melhora as funções intestinais e pode até ajudar na perda de peso”.

Leia também

Por ser uma excelente fonte de fibras e proteínas vegetais, a planta contribui para prolongar a sensação de saciedade, sendo uma aliada em dietas voltadas à perda de peso. Além disso, suas propriedades antioxidantes auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce e na proteção celular contra os radicais livres.

Porção ideal de consumo da ora-pro-nóbis

Quantidade diária recomendada: cerca de 100 g da planta (aproximadamente 40 folhas frescas ou cinco colheres de sopa picadas e cozidas).
Proteínas: cerca de 3 g, o equivalente a 3,7% da ingestão diária recomendada;
Fibras: aproximadamente 5 g (20% da recomendação diária);
Ferro: 7 mg (25%);
Vitamina A: 342 µg (35%);
Vitamina C: 10 mg (12%);
Zinco: 13 mg (90%).

Segundo Anna Paula Abreu, essa porção é suficiente para garantir os principais benefícios sem exageros. “É uma maneira simples de incluir proteínas e micronutrientes importantes na alimentação, aproveitando o melhor da planta de forma natural”, afirma.

A ora-pro-nóbis pode ser consumida de várias formas. As folhas cruas podem entrar em saladas e sucos; refogadas, acompanham bem outros vegetais; e cozidas, são ótimas para enriquecer pratos quentes.

Outra forma bastante usada é o chá, que pode ser preparado com cinco folhas frescas para cada 300 ml de água ou duas colheres de chá de folhas secas. De acordo com a nutricionista, o ideal é tomar duas xícaras por dia da infusão para obter os efeitos esperados.

Mesmo sendo considerada segura, o consumo do chá exige atenção em alguns casos. A nutricionista Mayra Bespalhok, da clínica Reabillize, orienta que gestantes, lactantes, crianças e pessoas com maior tendência aos cálculos renais não devem tomar o chá.

De forma equilibrada e natural, a ora-pro-nóbis pode ser uma grande aliada da saúde. Versátil e acessível, a planta ajuda a fortalecer o sistema imunológico, regular o intestino, equilibrar o colesterol e contribui para o bem-estar geral do organismo.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Enem 2025: veja onde haverá transporte gratuito em São Paulo

Estudantes que farão as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 neste domingo (9) contarão com transporte público gratuito em diversas cidades...

COP30: nona carta cobra ação e maior cooperação contra a crise climática

A presidência da COP30 publicou neste sábado (8) a nona carta aberta à comunidade internacional solicitando respostas de governos e instituições às mudanças climáticas. O...

Rodrigo Paz toma posse como presidente da Bolívia

Rodrigo Paz Pereira e Edmand Lara tomaram posse neste sábado (8) dos cargos de presidente e vice-presidente da Bolívia, respectivamente. Com isso, chegou ao...