Ouça: secretário de Saúde de São Paulo desmente Alan Rick sobre emendas para salvar acreanos; “Não conheço o senador”

O médico e secretário de Saúde do Governo de São Paulo, Eleuses Paiva (PSD), disse desconhecer o senador Alan Rick (UB) e o volume de recursos federais que o parlamentar acreano garantiu ter destinado para o Hospital de Base de São José do Rio Preto. Eleuses deu a declaração ao jornalista Assem Neto, na manhã deste sábado (ouça abaixo).

Ele assumiu o cargo em 1° de janeiro de 2023, ano em que Alan Rick diz ter dado início a uma série de ajuda, por meio de emendas parlamentares, para atendimento a pacientes do Acre que necessitam de emergência pediátrica.

Paiva é ex-deputado federal e ex-vice prefeito de São José do Rio Preto, a cidade que tem o hospital de base em questão.

Alan Rick quis capitalizar dividendos políticos ao afirmar, na noite desta sexta-feira, que o seu mandato tem garantido o tratamento de crianças naquele município. O senador, por meio de sua assessoria, fez publicar a seguinte nota:

“Parceria salva vidas desde 2023 – Desde 2023, o senador Alan Rick destina recursos para garantir a realização de cirurgias cardíacas pediátricas e neonatais de bebês acreanos, o que possibilitou ao Hospital de Base de São José do Rio Preto receber pacientes do Acre com cardiopatias graves. A parceria tem transformado vidas: dezenas de bebês já foram operados com sucesso, e outros acreanos — crianças e adultos — também tiveram acesso a tratamentos de altíssima complexidade, ainda não disponíveis no estado”.

O que precisa ser esclarecido

A transparência no uso das emendas parlamentares está no vácuo. O caso mais recente é de um bebê com cardiopatia grave, que o Governo do Acre transferiu a São José do Rio Preto, pagando todas as despesas (transporte aéreo e equipe médica), em valores brutos de R$ 232.6 mil. A reportagem sobre o assunto está logo abaixo. Outra situação que merece ser investigada: por quais motivos um hospital público, mantido pelo SUS, somente garante vaga a um paciente mediante pagamentos?

O secretário Eleuses desligou o telefone antes de ser questionado sobre isso.

Eleuses também foi presidente da Associação Médica Brasileira, entre 1999 e 2005, e é especializado em Medicina Nuclear pela USP. Durante a pandemia, foi a favor das máscaras e da vacina contra a Covid-19.

O senador e mentira: Governo do AC pagou por transferência de bebê a SP e Alan Rick usa mãe da criança; Veja

 

 

Atlético-MG x Lanús: Conmebol inicia cadastro para compra de ingressos

A Conmebol iniciou na noite dessa sexta-feira (31) o cadastro para a compra de ingressos para a final da Copa Sul-Americana entre Atlético-MG e Lanús. A partida será...

Fátima Bernardes e Túlio Gadêlha participam de programa no SBT juntos

A jornalista Fátima Bernardes, 63, e seu namorado, o deputado federal Túlio Gadêlha, 37, participaram juntos do “Programa Silvio Santos”, apresentado por Patrícia Abravanel,...

Arsenal vence Burnley e amplia liderança na Premier League

O Arsenal chegou a sete pontos de vantagem na liderança da Premier League com uma vitória por 2 a 0 sobre o Burnley, em...