Papa Leão XIV alerta que conflitos estão colocando humanidade em perigo

O papa Leão XIV alertou para conflitos em nível global em um discurso para líderes civis e legisladores na Turquia nesta quinta-feira (27), em meio a diversas guerras na região.

“Estamos vivenciando uma fase marcada por um nível elevado de conflitos em nível global, alimentado por estratégias predominantes de poder econômico e militar. Isso está possibilitando o que o papa Francisco chamou de uma Terceira Guerra Mundial travada aos poucos”, disse Leão no Palácio Presidencial em Ancara.

Leão chegou a Ancara nesta quinta para uma viagem de seis dias, que também inclui passagem pelo Líbano. Ele foi recebido pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Em sua primeira viagem diplomática ao exterior desde que se tornou líder do mundo católico, o papa fez uma avaliação contundente da ordem mundial, que está sendo desestabilizada por “ambições e escolhas que atropelam a justiça e a paz”.

“Não podemos, de forma alguma, ceder a isso. O futuro da humanidade está em jogo”, destacou.

A visita de Leão XIV está focada na “unidade” e na “paz” e em “buscar maneiras para que todos os homens e mulheres possam ser verdadeiramente irmãos e irmãs, apesar das diferenças, apesar das diferentes religiões, apesar das diferentes crenças”, segundo o próprio pontífice.


Papa Leão junto do presidente da Turquia Tayyip Erdogan
Papa Leão junto do presidente da Turquia Tayyip Erdogan • REUTERS

Papa fala a jornalistas e deseja feliz Dia de Ação de Graças

Antes da viagem para a Turquia, o papa Leão XIV desejou feliz Dia de Ação de Graças aos americanos nesta quinta. O pontífice recebeu de presente duas tortas de abóbora e uma torta de nozes, sobremesas tradicionais da festividade dos Estados Unidos.

O pontífice também cumprimentou cerca de 80 jornalistas e agradeceu o trabalho dos profissionais, afirmando que “é muito importante hoje que a mensagem seja transmitida de uma forma que realmente revele a verdade e a harmonia que o mundo necessita”.

 

Já na Turquia, o papa depositou uma coroa de flores no mausoléu de Ataturk, local de descanso final de Mustafa Kemal Ataturk, fundador do país.

De lá, Leão XIV se encontrou com o presidente Recep Tayyip Erdogan. Por fim, o papa visitou o Diyanet, a Presidência de Assuntos Religiosos da Turquia, e se reuniu com o rabino-chefe do país.


Papa Leão XIV a caminho do mausoléu de Ataturk, na Turquia
Papa Leão XIV a caminho do mausoléu de Ataturk, na Turquia • REUTERS

O papa Leão XIV está visitando dois países de maioria muçulmana que abrigam antigas comunidades cristãs. Além disso, sua visita ao Líbano acontece alguns dias depois de bombardeios do Exército israelense atingirem a capital Beirute.

Embora seja um Estado constitucionalmente laico, a Turquia possui uma população predominantemente muçulmana e abriga o Patriarca Ecumênico Bartolomeu, considerado o líder espiritual da Igreja Ortodoxa Oriental e que mantém sua sede em Istambul.

Leão XIV deverá se encontrar com ele na sexta-feira (28) e participar das celebrações de um importante marco religioso: o 1.700º aniversário do Concílio de Niceia, que formulou as crenças cristãs fundamentais.

As celebrações acontecerão na cidade de Iznik, no noroeste da Turquia, onde o concílio foi realizado no ano 325 d.C.

Sindifisco: Lucro gerado até fim de 2025 não será tributado

A sanção do projeto de lei que altera as regras do Imposto de Renda traz mudanças significativas para a tributação no Brasil a partir...

Putin: Status da Crimeia e Donbass é crucial para acordo sobre Ucrânia

O presidente russo Vladimir Putin disse nesta quinta-feira (27) que o status legal da Crimeia e do Donbass é um dos pontos-chave das discussões...

Influenciador morre após engordar rápido demais para desafio nas redes

O influenciador e coach fitness russo Dmitry Nuyanzin, de 30 anos, morreu após realizar um desafio alimentar extremo que vinha compartilhando com os seguidores....