Pep Guardiola baterá a marca de mil jogos como treinador, neste domingo (9/11). E um ponto tão importante na carreira pedia partida à altura. O Manchester City enfrenta o Liverpool no Etihad Stadium, às 13h30 (de Brasília).
O aproveitamento do treinador durante a carreira é positivo, com mais de 75%. São 715 vitórias nos 999 jogos que já comandou. Além disso, este será o duelo de número 550 do espanhol à frente do City, a um ano de completar 10 no cargo.
Guardiola orienta jogadores do Manchester City
James Gill – Danehouse/Getty Images
Guardiola comandou Neymar no Barcelona
Tobias Hase/picture alliance via Getty Images
Em 2024, o time teve o pior desempenho da gestão Guardiola
Richard Pelham/Getty Images)
Na coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (7/11), o treinador admitiu que está feliz que a milésima partida será contra o Liverpool. “É destino, o universo escolheu”, avaliou Pep. “Eles são nosso maiores rivais no país, não poderia ser melhor”.
Assista à coletiva:
O City busca por um fim na dominância dos Reds, pois não vence o duelo desde 2023, com quatro jogos desde então. Além disso, o confronto é um desafio pessoal de Guardiola. Desde que assumiu o time Alviceleste, em 2016, os dois se enfrentaram 24 vezes, com 10 triunfos do Liverpool.
Leia também
-
Após vitória, Pep Guardiola atinge marca histórica na Premier League
-
Pep Guardiola define futuro no City, mas não descarta saída. Entenda
-
Pep Guardiola cogita adiar pausa na carreira: “Mais dois anos”
17 anos de carreira
Pep Guardiola começou o trabalho como comandante em 2007, um ano após se aposentar como futebolista. Ele assumiu o time B do Barcelona e, no ano seguinte, foi promovido a treinador da equipe principal. O espanhol permanceu no Barça por quatro anos e conquistou duas Champions League, antes de ser contratado pelo Bayern de Munique.
A passagem pelo time alemão foi mais curta, de três anos. Foi em 2016,que Pep começou uma longa jornada com o Manchester City, na qual se sagraria o maior técnico da história do time.
O espanhol levou o clube ao título de campeão da Premier League seis vezes, mas o principal triunfo aconteceu em 2023. Foi sob comando de Guardiola que o City conquistou a primeira Champions League da sua história.
Fonte: Metrópoles

