Os presidentes da França e da Colômbia tiveram um cumprimento efusivo na quinta-feira (6) durante a cúpula de líderes mundiais que antecede a COP30, em Belém. O colombiano Gustavo Petro pegou seu celular após trocar um abraço e algumas palavras com o francês, Emmanuel Macron, para tirar uma selfie.
Os líderes se cumprimentaram durante o lançamento da mesa-redonda da iniciativa Tropical Forest Forever, um mecanismo multilateral de financiamento proposto pelo Brasil para apoiar a conservação global das florestas ameaçadas, reunindo recursos tanto de investidores públicos quanto privados.
Depois do encontro, Petro compartilhou as selfies com Macron e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, nas redes sociais em resposta a uma publicação sobre as possíveis ausências na Cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) com a União Europeia. A reunião será realizada em Santa Marta, na Colômbia.
https://t.co/h7mdezB3Go pic.twitter.com/PFnusAHop3
— Gustavo Petro (@petrogustavo) November 6, 2025
O presidente Lula viaja esta semana para a cúpula na Colômbia, com foco na Venezuela. Lula disse que a Cúpula “só faz sentido” se for para discutir a crescente presença militar dos Estados Unidos na região.
“A reunião da Celac só faz sentido agora se for para discutir a questão dos navios de guerra dos EUA”, disse Lula a jornalistas em Belém, antes da COP30.
* Com agência Reuters
