A PF (Polícia Federal) realiza, na manhã desta quinta-feira (6), uma operação com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas pelo mar. A ação, batizada de “Mar Branco e Maiaù”, é realizada nos estados da Bahia e São Paulo.
No total são cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva, além do sequestro de duas embarcações utilizadas para o tráfico internacional de drogas.
Os alvos são responsáveis pela logística e financiamento do transporte de grandes carregamentos de cocaína para o continente europeu.
Operação da PF prende líderes do Comando Vermelho no Pará e em SC
São cumpridas medidas judiciais em 11 cidades:
- Salvador (BA)
- Simões Filho (BA)
- Camaçari (BA)
- São Paulo (SP)
- Guarulhos (SP)
- Santos (SP)
- Guarujá (SP)
- Caraguatatuba (SP)
- São Sebastião (SP)
- Sorocaba (SP)
- Rio de Janeiro (RJ)
Além disso, os agentes realizam buscas por bens e documentos que comprovem a movimentação financeira e patrimonial dos investigados.
As investigações tiveram início em abril de 2024 e desde então foram apreendidas duas toneladas de cocaína ocultas em um pesqueiro ancorado no subúrbio de Salvador.
O inquérito revelou uma estrutura criminosa com atuação internacional e divisão de tarefas, que envolvia desde a aquisição e adaptação de embarcações até a ocultação e envio da droga ao exterior.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

