Pfeifer: Trump usar documento russo em plano para Ucrânia não surpreende

Um documento russo serviu como base para o plano de paz proposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para o conflito na Ucrânia, revelando uma continuidade no processo de aproximação entre Trump e Vladimir Putin. Em entrevista ao WW, Alberto Pfeifer, coordenador da DSI-USP e pesquisador do Insper Agro, afirmou que não surpreende o uso desse documento russo.

O documento em questão, conhecido como “non-paper” na linguagem diplomática, replica as principais demandas russas em relação à Ucrânia. A proposta dos EUA inclui pontos econômicos específicos, como o pagamento de US$ 100 milhões em reparações à Ucrânia pela Rússia e a reintegração do país ao G7, transformando-o novamente em G8.

Estratégia de negociação

Pfeifer destaca que a tática de aproximação com Trump segue um padrão já conhecido, onde governantes precisam demonstrar deferência e adulação para flexibilizar seu processo decisório. Segundo o especialista, embora o movimento seja surpreendente considerando as práticas diplomáticas tradicionais das últimas décadas, não chega a ser inesperado no contexto atual.

O plano, que contém 28 pontos, já foi contestado pelo presidente Volodymyr Zelensky e pelos aliados europeus. Apesar de aparentes negociações envolvendo Marco Rubio e possíveis ajustes em alguns pontos, o documento permanece essencialmente alinhado aos interesses russos.

De acordo com Pfeifer, sem a manutenção desta base, Putin não aceitará um acordo. Portanto, o documento ou foi apresentado para ser um “non-starter” – algo que não terá continuidade – ou terá que ser aceito quase integralmente, o que representaria, na prática, uma capitulação da Ucrânia.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Varejo se prepara para o Natal com crescimento moderado

A um mês do Natal, o varejo brasileiro se prepara para uma temporada de vendas que deve ser ligeiramente superior à registrada no ano...

Moody’s mantém nota de crédito do Brasil como estável. Entenda

Em comunicado divulgado nessa quarta-feira (26/11), a agência de classificação de riscos Moody’s informou que manteve a nota de crédito soberano do Brasil em...

EUA suspendem pedidos de imigração do Afeganistão após ataque em Washington

O Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA anunciou, na noite desta quarta-feira (26), que suspendeu indefinidamente o processamento de todos os pedidos de...