PL Antifacção: Governo sobe tom contra alterações propostas por Derrite

O governo federal adotou uma nova estratégia de comunicação em relação ao PL Antifacção, intensificando as críticas às alterações propostas pelo relator Guilherme Derrite (PP-SP) no texto do projeto de lei. A mudança de postura partiu da Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto, visando recuperar o protagonismo nas discussões sobre segurança pública. A apuração é da analista de Política Larissa Rodrigues no CNN 360º.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), manifestou-se publicamente sobre o tema, sinalizando uma alteração significativa na abordagem do governo.

A expectativa é que o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também se pronuncie sobre o assunto durante sua participação no Congresso Nacional do Ministério Público, em Brasília, onde deve se encontrar com representantes de MPs de todo o país.

“Essa é uma estratégia para desgastar a oposição, Derrite e a Câmara dos Deputados”, diz a analista de Política da CNN.

Disputas e tensões

O governo demonstra insatisfação com a decisão da Câmara dos Deputados de designar Derrite como relator do projeto. “A principal crítica recai sobre as modificações propostas no texto, que, segundo a visão governamental, poderiam limitar a atuação da Polícia Federal em determinadas investigações”, afirma Clarissa.

A estratégia governamental busca não apenas criticar as alterações no projeto, mas também atribuir possíveis desgastes ao Legislativo. A avaliação interna é que existe uma indignação popular em relação às mudanças propostas no relatório, o que poderia favorecer o posicionamento do governo nesta questão.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Com novo formato, FPF define confrontos do Paulistão 2026

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu os confrontos do Campeonato Paulista 2026, que será mais curto, com 11 datas previstas, para seguir o...

Leila Pereira dará “carona” para atletas do Vasco e Cruzeiro; entenda

Em clima de parceria dentro e fora de campo, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, vai trazer Vitor Roque, atacante do Verdão convocado para...

Torcida do Lanús esgota pacotes para a final da Copa Sul-Americana

Alerta de invasão argentina em Assunção, no Paraguai. Na tarde desta terça-feira (11/11), o Lanús, finalista da Copa Sul-Americana, utilizou as redes sociais para...