A polícia britânica descartou terrorismo em relação ao ataque com faca em massa ocorrido no sábado (1º) em um trem no centro da Inglaterra, enquanto duas pessoas permanecem em estado grave no hospital.
Dois homens foram presos em conexão com o ataque, que levou 10 pessoas ao hospital em ambulâncias, enquanto uma 11ª pessoa procurou atendimento médico por conta própria naquela mesma noite.
Na manhã deste domingo (2), duas vítimas permanecem em estado grave, informou o superintendente da Polícia de Transportes Britânica, John Loveless, a jornalistas.
“Neste momento, não há nada que sugira que se trate de um incidente terrorista”, disse Loveless em comunicado à imprensa.
“Neste momento, não seria apropriado especular sobre a causa deste incidente”, acrescentou, afirmando ainda que os agentes estão trabalhando para apurar a motivação completa.
Um dos suspeitos é um britânico negro de 32 anos, enquanto o outro é um britânico de ascendência caribenha de 35 anos, segundo Loveless. Ambos os suspeitos nasceram no Reino Unido, acrescentou ele.
Os dois suspeitos foram presos oito minutos após a polícia receber a primeira chamada de emergência, por volta das 19h42, horário local, na noite de sábado.
O incidente – que o secretário de Defesa britânico, John Healey, descreveu como um “ataque isolado” em entrevista à Sky News – ocorreu quando policiais responderam a uma chamada de emergência enquanto o trem viajava da cidade de Doncaster, no norte da Inglaterra, para a estação King’s Cross, em Londres.
Agentes armados foram enviados à estação de Huntingdon, onde o trem fez uma parada não planejada e as duas pessoas foram presas.
Testemunhas oculares descreveram cenas de caos, com assentos do trem cobertos de sangue durante o ataque. A passageira Wren Chambers disse à BBC que inicialmente “ouviu gritos e berros” vindos de um ou dois vagões à frente.
“Um minuto depois, mais ou menos, um homem desceu correndo com um ferimento bem visível, sangrando bastante no braço. E a princípio pensei que fosse algum tipo de pegadinha de Halloween. Mas aí ele começou a gritar que alguém tinha uma faca, que ele tinha sido esfaqueado”, disse ela.
Ao ver mais pessoas correndo pelo trem, Chambers pegou sua bolsa e casaco. “Levantei e segui em frente pelo trem, tentando chegar o mais longe possível.”
Outra testemunha que viajava no trem disse ter visto uma vítima “extremamente ensanguentada”. O homem, que se identificou como Gavin, disse à Sky News acreditar ter visto um suspeito ser atingido por uma arma de choque antes de ser preso.
O rei Charles III ofereceu suas “mais profundas condolências” às vítimas do ataque, em um comunicado divulgado neste domingo.
Ele disse estar “verdadeiramente consternado e chocado ao saber do terrível ataque com faca” em Huntingdon, oferecendo “minhas mais profundas condolências e pensamentos” aos afetados.
A East Coast Main Line é uma das linhas ferroviárias mais movimentadas e importantes do Reino Unido. Ela conecta as principais cidades, ligando a estação King’s Cross, em Londres, à estação Waverley, em Edimburgo, na Escócia.
