Ícone do site O SERINGAL

Quem é Ernane Aleixo, vereador preso na Baixada Fluminense (RJ)

quem-e-ernane-aleixo,-vereador-preso-na-baixada-fluminense-(rj)

Quem é Ernane Aleixo, vereador preso na Baixada Fluminense (RJ)

O vereador Ernane Aleixo (PL) foi preso, nesta terça-feira (25), durante a execução da Operação Muro de Favores”, conduzida pela PCERJ (Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro). A ação investiga uma suposta rede de colaboração com integrantes da facção criminosa TCP (Terceiro Comando Puro), que atua na Baixada Fluminense.

O parlamentar está em seu quinto mandato consecutivo como vereador de São João de Meriti, município onde construiu a maior parte de sua trajetória política. Ele foi eleito pela primeira vez em 2008 e, desde então, se reelegeu nas eleições seguintes. Em sua biografia no site da Câmara Municipal de São João de Meriti, ele se descreve como um “homem integro, honesto e cumpridor dos seus deveres”.

Origem e atuação política

Ernane Aleixo nasceu em Duque de Caxias, mas reside em São João de Meriti desde a infância. Antes de ingressar na vida pública, trabalhou como soldador. É casado e pai de dois filhos.

Ao longo de seus mandatos, Ernane Aleixo esteve associado a pautas ligadas à assistência social, manutenção de vias públicas, revitalização de praças, além de projetos voltados à reabilitação motora e iniciativas nas áreas de esporte e lazer, de acordo com materiais de divulgação de sua atuação parlamentar.

Investigação

Na operação de hoje (25), a PCERJ apura a suspeita de que o vereador teria colaborado com integrantes do TCP, oferecendo, segundo os investigadores, apoio logístico e operacional para instalação de barricadas em troca de vantagens políticas e financeiras.

Ao todo, a operação contou com o cumprimento de oito mandados de prisão e 36 mandados de busca e apreensão, com atuação concentrada em bairros e comunidades de São João de Meriti e Belford Roxo. Até o momento, cinco pessoas foram presas.

As investigações seguem em andamento.

A CNN Brasil solicitou nota da defesa e da Câmara Municipal de São João de Meriti; que, até a última atualização desta matéria, ainda não se manifestaram. O espaço segue aberto.

Sair da versão mobile