O vereador Marcos Aquino (Republicanos) foi conduzido à delegacia, nesta sexta-feira (14), após policiais encontrarem uma arma de fogo com ele, que, de acordo com a polícia, pertence a outra pessoa, além de medicamentos. O carro que ele dirigia também foi apreendido e levado para a Cidade da Polícia, na zona norte do Rio. A CNN tenta contato com sua defesa.
As apreensões ocorreram durante ações da Operação Contenção, deflagrada por policiais civis e militares na Baixada Fluminense. A etapa desta sexta-feira teve como foco o cumprimento de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão contra investigados por possível ligação com o CV (Comando Vermelho), que atua na região de São João de Meriti.
O irmão do vereador, que era um dos alvos das medidas cautelares, não foi localizado. Embora não fosse alvo da operação, o parlamentar acabou detido em flagrante no local. Até o momento, quatro pessoas foram presas.
A ação é resultado de 11 meses de investigação conduzida pela DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital). Segundo a polícia, o trabalho identificou um núcleo da facção em áreas da Bacia do Éden, Castelinho e localidades próximas, onde as equipes seguem em diligências.
A PCERJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro) também buscam arrecadar novas provas, localizar bens que possam ser alvo de bloqueio judicial, apreender armas e drogas, além de remover barricadas instaladas em vias do município. Além dos agentes da DRE, participam da ação, a Core, Bope e outras unidades de apoio.

