Os membros do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) elegeram, nesta terça-feira, 18, os três nomes que compõem a lista para a escolha do novo procurador-geral de Justiça, que comandará a instituição no biênio 2026-2028.
Foram escolhidos o procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto (49 votos), irmão da procuradora geral do estado; a promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório (45 votos); e o procurador de Justiça Álvaro Luiz Araújo Pereira (40 votos), marido da secretaria da Mulher e delegada de polícia Mardia El Shawa.
Também concorreram no pleito o promotor de Justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro (38 votos) e o procurador de Justiça Cosmo Lima de Souza (20 votos).
A relação com os três candidatos mais votados será encaminhada ao governador Gladson Camelí, que terá até 15 dias para nomear um deles.
Ao todo, 88 membros participaram do processo eleitoral, realizado das 8h às 17h, por meio da ferramenta Votus, sistema eletrônico utilizado pelo MPAC nas eleições internas. A Comissão Eleitoral conduziu a apuração e divulgou o resultado logo após o encerramento da votação.
“O voto, secreto e sigiloso, foi realizado por meio do voto eletrônico, garantidas a lisura e a regularidade do processo e o exercício da democracia”, afirmou a procuradora de Justiça Rita de Cássia Nogueira, presidente da Comissão Eleitoral.
Os candidatos
Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto – 4º titular da Procuradoria de Justiça Criminal. Exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça nos biênios 2014/2016 e 2016/2018.
Marcela Cristina Ozório – Secretária de Planejamento Institucional e Inovação, coordenadora-geral do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) e coordenadora-adjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Titular da 15ª Promotoria Criminal.
Álvaro Luiz Araújo Pereira – Atualmente em seu segundo mandato como corregedor-geral do MPAC. É o 8º titular da Procuradoria de Justiça Criminal e membro do Conselho Superior.

