Ícone do site O SERINGAL

Saúde do homem: médico lista 10 hábitos simples para pôr em prática

saude-do-homem:-medico-lista-10-habitos-simples-para-por-em-pratica

Saúde do homem: médico lista 10 hábitos simples para pôr em prática

Em geral, os homens são conhecidos por dar menos atenção para as questões médicas e de autocuidado, principalmente quando comparado às mulheres.

Para estimular a reflexão sobre a saúde masculina, o cirurgião oncológico Gustavo Cardoso Guimarães, ditretor do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica (IUCR), destaca 10 hábitos fundamentais que devem ser incluídos na rotina para manter a saúde do homem. Confira!

Leia também

1 – Ter acompanhamento médico regularmente

Muitas doenças podem ser evitadas, curadas ou controladas se forem prevenidas, diagnosticadas e tratadas em tempo oportuno, como destaca o médico. “Além dos exames e procedimentos específicos, é importante manter uma rotina saudável, o que inclui alimentação equilibrada e atividades físicas. Também é recomendável evitar fumar e consumir bebidas alcóolicas em excesso. O ideal é eleger um médico de referência, que cuide da saúde de forma integral e preventiva”, aconselha.

2 – Faça os exames de rotina recomendados

O check-up masculino é útil para prevenir doenças que costumam ameaçar a saúde do homem, como diabetes, obesidade e outras condições específicas, como o câncer de próstata. “Normalmente, o recomendado é começar com 30 anos. A cada dois anos, é interessante avaliar a pressão arterial, o índice de massa corporal (IMC) e verificar a vacinação contra hepatite B. Anualmente, é recomendado fazer: hemograma completo; glicemia de jejum; perfil lipídico; urina tipo I”, esclarece.

O cirurgião acrescenta que, a partir dos 50 anos, é importante acrescentar a esses exames a avaliação anual de próstata. Caso haja casos de câncer na família, o exame deve começar a ser feito aos 45 anos.

Confira a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile