O capitão Haaland ajudou a Noruega a celebrar a vitória por 4 a 1 sobre a Estônia nesta quinta-feira (13) ao comprar uma grande quantidade de dezenas de cheeseburgers para o elenco.
A conversa calma de Haaland no intervalo ajudou a impulsionar a vitória, disse o meio-campista Morten Thorsby, com a equipe agora prestes a se classificar para a Copa do Mundo pela primeira vez desde 1998.
O atacante de 25 anos, ainda vestido com o uniforme da Noruega, foi visto após o jogo carregando o grande pedido de cheeseburgers de volta para o grupo.
“É uma grande atuação do capitão”, disse o norueguês e meio-campista do Fulham, Sander Berge.
Haaland pede calma após vaias
Haaland, que liderou a equipe na ausência do lesionado Martin Odegaard, pediu calma após um primeiro tempo sem gols em Oslo, onde a torcida frustrada vaiou e protestou quando os jogadores desciam para o vestiário.
A Noruega marcou quatro gols em 12 minutos: Alexander Sorloth balançou a rede duas vezes em rápida sucessão cinco minutos após o reinício do jogo, antes de Haaland marcar mais dois. Robi Saarma fez o gol de honra da Estônia aos 64 minutos.
“Erling foi tranquilo, nos deu confiança dizendo: ‘Vamos resolver isso, rapazes’. ‘Vamos conseguir esse gol. Só precisamos continuar’”, disse Thorsby.
“Esse é o tipo de confiança que precisamos nesses jogos”, completou o meia.
O defensor Torbjorn Lysaker Heggem disse que Haaland, que ampliou seu recorde histórico de gols pela Noruega para 53, também deu uma mensagem tática clara no intervalo.
“Ele disse que precisávamos servir mais cruzamentos para ele — simplesmente colocar ainda mais bolas na área. Especialmente quando eles estavam tão recuados e tínhamos que girar muito o jogo ao redor deles”, disse Heggem.
Thorsby afirmou que Haaland e Odegaard “deram passos muito grandes como líderes” e estão assumindo cada vez mais responsabilidade.
“Eles também entenderam melhor a influência que têm sobre o restante de nós”, acrescentou. “O que dizem, o que fazem e como agem, isso se espalha”, completou o camisa 17 da seleção norueguesa.
A Noruega praticamente garantiu uma vaga no torneio do próximo ano na América do Norte, mantendo uma vantagem de três pontos no Grupo I sobre a segunda colocada Itália, que enfrenta no domingo (16), em Milão, com um saldo de gols bem superior.
Calor extremo é uma ameaça crescente na Copa do Mundo de 2026; entenda
