Sobre pilares, o governador do Acre, Gladson Camelí, concretizou o sonho de 18.243 habitantes de Xapuri. Neste domingo, 23, o município recebe a Ponte Josimar Oliveira, mais conhecida como “Ponte da Sibéria”, aguardada pela população há mais de três décadas.
O sonho, construído com o esforço de muitas mãos, conecta a Rua Sadala Koury, na região central da cidade, ao bairro Sibéria, beneficiando diversas comunidades e grande parte da zona rural produtiva do município e leva o nome de um morador que foi morto em seu aniversário de 50 anos e era conhecido como Dimar. A mulher e as filhas foram recebidas pelo governador na solenidade.
Com a nova entrega, o governo reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da mobilidade urbana em Xapuri. No início de setembro, o governador inaugurou a rodovia AC-380, conhecida como Estrada da Variante. Juntas, as duas obras estruturantes consolidam a marca da atual gestão na região do Alto Acre, especialmente no município de Xapuri.
Durante a inauguração, o governador Gladson Camelí destacou a importância histórica da obra para o Acre e para a população local. Ele afirmou que levará consigo a alegria dessa realização por toda a vida, por ter tornado realidade um sonho aguardado há mais de três décadas.
“Hoje é um grande dia para a história de Xapuri e do Acre. É com muita satisfação que entregamos à população a Ponte da Sibéria. Sonhamos junto com os moradores e agora estamos tornando realidade os desejos de milhares de pessoas”, declarou.
Integração Social
Ele ressaltou que a ponte representa um passo fundamental para a integração social e garante aos moradores o direito constitucional de ir e vir.
Produtores rurais terão mais facilidade para escoar suas produções e que famílias poderão se encontrar com mais rapidez, sem depender das travessias de balsa, muitas vezes prejudicadas por cheias, secas ou problemas mecânicos.
“Essa é uma obra que vai unir toda a população de Xapuri em uma só, diminuindo as diferenças sociais do nosso estado”, disse o governador.
Camelí também destacou que, junto à pavimentação da Estrada da Variante, recentemente entregue, a ponte cria um cenário favorável de integração entre Xapuri e o restante do Acre e reforçou a importância da união entre parlamentares estaduais, federais e o Executivo.
“Ninguém faz nada sozinho. Quero agradecer o empenho da presidente do Deracre, Sula Ximenes, e de toda a sua equipe, além das empresas contratadas. Também agradeço ao atual prefeito Maxsuel Maia e ao ex-prefeito Bira Vasconcelos pelo apoio e parceria”, afirmou.
Ele reconheceu ainda o trabalho dos vereadores de Xapuri, dos deputados estaduais, em especial Manoel Moraes, que sempre defendeu a obra, e da bancada federal, que colaborou na busca por recursos. Ele enalteceu a postura da vice-governadora Mailza Assis, destacando sua lealdade e espírito colaborativo na administração do estado.
“Esse é um sonho que a população de Xapuri aguardava há mais de 30 anos. Minha maior gratidão vai para cada morador que acreditou que seríamos capazes de realizar essa integração. Agora todos poderão desfrutar dos benefícios que a Ponte da Sibéria vai trazer”, pontuou.
Ao lado da presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Sula Ximenes, o governante celebrou a importante conquista com a população de Xapuri. Ele destacou ainda, a nova construção, como uma alternativa rodoviária estratégica, que fortalece a mobilidade urbana, impulsiona a produção rural e atende a dois dos principais compromissos de sua gestão: cuidar das pessoas e reduzir as desigualdades.
Compromisso com os 22 municípios
A vice-governadora Mailza Assis destacou a importância da união para superar os desafios. Segundo Mailza, a ponte representa não apenas infraestrutura, mas também dignidade para as famílias da região.
“Isso aqui é uma garantia de que as pessoas terão o direito de ir e vir para o seu trabalho, para cuidar do seu dia a dia. A entrega dessa ponte é a realização de um sonho”, disse.
A vice-governadora acrescentou que a obra marca um compromisso da gestão com o desenvolvimento do Alto Acre e de todo o estado. Ela enfatizou que o objetivo é governar para todos e deixar um legado duradouro.
“Com a entrega da variante e dessa ponte, a perspectiva é desenvolver o município, além de garantir dignidade às famílias. Também reafirmamos nosso compromisso com todos os municípios do Acre, governando bem e construindo um legado que fará a diferença de fato”, concluiu.
Reparação histórica
Em seu discurso, a presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou o simbolismo da obra e agradeceu às pessoas que estiveram ao seu lado nessa missão, enfatizando que essa é uma conquista de toda cidade.
“Quero agradecer ao governador Gladson Camelí por ter me dado essa missão, provando que mulher pode sim, o lugar dela é onde ela quiser. Quero agradecer aos meus filhos e ao meu noivo, que o tempo inteiro estão comigo. Muito obrigada”, afirmou.
Ela lembrou que a população de Xapuri esperou mais de 30 anos por esse momento e ressaltou que a ponte representa mais do que uma travessia física.
“Hoje cada pessoa que pisa nessa ponte pronta sabe o peso disso. A gente não está atravessando só um rio, estamos atravessando uma história”, disse.

