O número 1 do ranking da ATP, Carlos Alcaraz, afirmou que ganhar o Australian Open em 2026 é seu objetivo principal para a temporada, já que ainda não venceu o torneio e quer completar os quatro maiores títulos do tênis em sua prateleira de títulos. O espanhol soma seis vitórias em Grand Slam, com duas conquistas em cada um dos três – Roland Garros, US Open e Wimbledon.
O tenista destacou, ao site Tennis Channel, que triunfar em Melbourne seria um passo gigante. “Quero completar o calendário do Grand Slam”, disse. Ele reconhece, porém, que disputar o Aberto da Austrália no início da temporada é desafiador por “chegar sem ritmo de jogo”.
Leia também
-
Alcaraz evita comparações e diz estar “longe” do Big Three; confira
-
Alcaraz tem lesão na coxa e está fora da fase final da Copa Davis
-
Jannik Sinner derrota Alcaraz e se torna bicampeão do ATP Finals
-
Tênis: Alcaraz supera Musetti e confirma liderança da ATP até 2026
Alcaraz avança à final de Wimbledon
Daniel Kopatsch/Getty Images
Carlos Alcaraz
Clive Brunskill/Getty Images
Carlos Alcaraz vence Sinner e é campeão do US Open 2025
Matthew Stockman/Getty Images
Em sua trajetória na competição, Alcaraz já participou quatro vezes. Ele estreou em 2021, mas parou na segunda rodada. Na edição seguinte, avançou até a terceira rodada, sendo eliminado por Matteo Berrettini.
Depois de pular a edição de 2023, o espanhol voltou forte em 2024 e alcançou as quartas de final, mas foi derrotado por Alexander Zverev, atual número 3 do mundo. No Australian Open de 2025, repetiu a campanha até as quartas, sendo derrotado por Novak Djokovic.
Apesar da eliminação, a temporada de 2025 foi histórica para ele. Alcaraz conquistou oito títulos, entre eles o Roland Garros e US Open, chegando a seis Grand Slams no total.
Ainda em 2025, Alcaraz não terá mais disputas oficiais do calendário da ATP. O retorno às quadras está previsto para dezembro, quando ele disputará dois amistosos nos Estados Unidos. Um deles, no dia 8, será contra o brasileiro João Fonseca, em Miami.
Fonte: Metrópoles

