O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou nesta sexta-feira (28) que o governo estava trabalhando para cortar os benefícios federais para “imigrantes ilegais” por ordem do presidente Donald Trump.
Segundo Bessent, a medida serve para “preservar os cidadãos americanos“.
O Tesouro dos Estados Unidos anunciou que publicará regulamentos propostos esclarecendo que as parcelas reembolsadas de certos benefícios fiscais de renda individual não estão mais disponíveis para imigrantes ilegais e outros estrangeiros não qualificados.
Após um tiroteio em Washington na quarta-feira (26), em que a polícia identificou o atirador como um imigrante afegão, Donald Trump endureceu as medidas para imigrantes no país.
Recentemente, o presidente americano disse que suspenderia permanentemente a imigração para países de “terceiro mundo” para permitir que o sistema americano se recupere totalmente.
No entanto, ele não específico quais nações seriam afetadas.
Além disso, os Estados Unidos vão reexaminar todos os green cards, documento que autoriza a residência permanente no país, emitidos para pessoas de 19 nações “de atenção”.
Através da rede Truth Social, o líder americano disse que iria “revogar a cidadania de imigrantes que prejudicam a tranquilidade interna, e deportarei qualquer estrangeiro que seja um encargo público, um risco à segurança ou incompatível com a civilização ocidental”.

