Tornado no Paraná provoca ventos de 250km/h, diz Simepar

O tornado que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, causando estrago e mortes na sexta-feira (7), provocou ventos de 250 km/h — podendo até ter superado essa velocidade, segundo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simpear).

O órgão aponta que tornado pode ter sido classificado preliminarmente como o índice F2, o que equivale a ventos entre 180 km/h e 250 km/h, mas existem indícios que, na verdade, em alguns pontos da cidade, ter ultrapassado os 250 km/h, o que mudaria a classificação para F3.

“Vamos continuar monitorando, analisando as imagens das fotos, imagens aéreas, em conjunto com a Defesa Civil, e se for o caso poderemos reclassificar a intensidade do fenômeno, pois foi extremamente severo”, explicou Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Até o momento, pelo menos cinco mortes foram confirmadas e 130 pessoas ficaram feridas, segundo a Defesa Civil do Paraná.

Previsão inicial de ciclone

De acordo com o Climatempo, o ciclone está associado a uma frente fria e pode gerar rajadas de vento acima de 100 km/h em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A previsão indica que o fenômeno deve se deslocar pelo mar até domingo (9), afetando também o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Autoridades pedem que a população evite áreas abertas e fique atenta a estruturas, árvores e fiações, devido ao risco de quedas e acidentes.

Chuvas mais fortes são efeito das mudanças climáticas? Entenda

*Publicado por Marina Toledo, com informações de Thiago Félix

Brasil pode produzir mais e ser o celeiro do mundo, diz CEO da JBS

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas também tem como desafio tornar os processos cada vez mais sustentáveis. O...

Fazenda conclui que PL das Bagagens vai subir preço das passagens aéreas

A equipe técnica da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda concluiu que o PL (projeto de lei) das Bagagens provoca efeitos adversos...

Enem 2025: o que fazer e o que evitar na véspera da prova

Com o primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproximando, a véspera da prova se torna um campo estratégico. Não é hora de...