Dois tremores de terra atingiram cidades dos estados da Bahia e Minas Gerais na segunda-feira (3). O primeiro caso ocorreu no município de Itapicuru (BA), durante a madrugada, às 1h32. O outro aconteceu durante o início da noite, às 18h10, em Confins (MG).
Os dois sismos foram registrados pelas estações da RSBR (Rede Sismográfica Brasileira) e chegaram a mais de 2.0 de magnitude.
Em Itapicuru (BA), o tremor de terra atingiu 2.1. Já em Confins, o registro foi maior e alcançou 2.2.
No entanto, o fenômeno não foi sentido pela população em nenhuma das ocorrências, segundo a RSBR.
Últimos tremores na BA e em MG
De acordo com o órgão, o último sismo registrado na Bahia havia ocorrido no dia 27 de outubro, em Jaguaquara, com magnitude 1.8.
Tremor de terra registrado na Bahia é sentido por moradores do Tocantins
No mesmo dia, também ocorreu o último evento dessa natureza em Minas Gerais, quando um tremor foi registrado em Martinho Campos, com magnitude 2.3.
Tremor de baixa magnitude é registrado em MG
Segundo a RSBR, tremores de terra de baixas magnitudes são relativamente comuns no Brasil, sobretudo na Região Nordeste.
O sismólogo do Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) e da RSBR, Bruno Collaço, explica que “pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário. É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados“.
Ele ainda diz que “em grande parte dos casos, os sismos naturais se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre.”
*Sob supervisão de Tonny Aranha

