Trump pede para republicanos votarem pela divulgação dos arquivos Epstein

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu neste domingo (16) para os republicanos no Congresso votarem pela divulgação de arquivos relacionados a Jeffrey Epstein, revertendo sua resistência anterior à medida.

A publicação de Trump em sua conta Truth Social veio depois que o presidente da Câmara, Mike Johnson, afirmou acreditar que uma votação sobre a divulgação de documentos do Departamento de Justiça no caso Epstein ajudaria a encerrar as alegações de que Trump teria qualquer ligação com os abusos e o tráfico de menores cometidos por Epstein.

“Os republicanos da Câmara devem votar pela divulgação dos arquivos de Epstein, porque não temos nada a esconder”, escreveu Trump na noite de domingo.

“E é hora de superarmos essa farsa democrata perpetrada por lunáticos da esquerda radical para desviar a atenção do grande sucesso do Partido Republicano, incluindo nossa recente vitória sobre a paralisação do governo democrata”, acrescentou o presidente americano.

Embora Trump e Epstein tenham sido fotografados juntos décadas atrás, o presidente afirmou que os dois se desentenderam antes das condenações de Epstein.

E-mails divulgados na semana passada por uma comissão da Câmara mostraram que o financista acreditava que Trump “sabia sobre as garotas”, embora não esteja claro o que essa frase significa.

Trump, que recentemente descartou os arquivos de Epstein como uma campanha difamatória dos democratas, instruiu o Departamento de Justiça a investigar as ligações de democratas com Epstein.

A batalha pela divulgação de mais documentos relacionados a Epstein, um tema que o próprio Trump usou em sua campanha, abriu uma brecha com alguns de seus aliados no Congresso.

Muitos dos apoiadores mais leais de Trump acreditam que o governo está retendo documentos sensíveis sobre Epstein, um criminoso sexual condenado que morreu por suicídio na prisão em 2019, que revelariam as ligações do falecido financista com figuras públicas poderosas.

Na noite de sexta-feira (14), Trump retirou seu apoio à deputada federal Marjorie Taylor Greene, da Geórgia, uma de suas mais fiéis apoiadoras no Congresso, após críticas dela aos republicanos em certas questões, incluindo a condução dos arquivos de Epstein.

O deputado federal Ro Khanna, democrata da Califórnia e um dos autores originais da petição que pedia uma votação sobre a divulgação dos arquivos, disse no domingo que esperava que mais de 40 republicanos votassem a favor.

Os republicanos detêm a maioria na Câmara dos Representantes, com 219 cadeiras, contra 214 dos democratas. A votação para aprovar a divulgação de mais arquivos do caso deve acontecer nesta semana.

Ataque russo deixa três mortos e dez feridos Kharkiv, diz Ucrânia

Um ataque com mísseis russos contra a cidade de Balakliia, no leste da Ucrânia, matou três pessoas e deixou dez feridos, entre os quais...

Thaisa não tem data para aposentadoria e exalta momento no Minas: “Em paz”

Thaisa Daher tem uma prateleira de troféus de fazer inveja. Com três medalhas olímpicas, sendo duas de ouro e uma de bronze, a central...

Deputados querem inserir uso de IA, garimpo e lei Anti-Oruam no Marco Legal

As alterações promovidas pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) no texto do Marco Legal do Combate ao Crime Organizado renderam críticas do Planalto e...