Turquia e Austrália confirmam acordo sobre divisão da sede da COP31

A Turquia será a anfitriã da cúpula climática COP31 em 2026, com a Austrália liderando o processo de negociação, segundo um documento divulgado na cúpula COP30 no Brasil na sexta-feira, confirmando um anúncio anterior de que se esperava um acordo de sede dividida.

O comunicado foi divulgado pela Alemanha após uma reunião do Grupo da Europa Ocidental e Outros, que foi encarregado de selecionar o anfitrião de 2026.

O acordo, que resolveu um longo impasse entre as duas partes que disputavam a sede das negociações climáticas da ONU, definiu que a Turquia será o local da reunião, delegando as responsabilidades de negociação à Austrália.

“Se houver uma diferença de pontos de vista entre a Turquia e a Austrália, serão realizadas consultas até que a diferença seja resolvida de forma satisfatória para ambas as partes”, diz o comunicado.

Uma cúpula pré-COP será realizada em um país das Ilhas do Pacífico, e a Austrália liderará o processo de um ano que molda a agenda e as prioridades antes da COP31.

Governo cancela Carnaval popular e prioriza socorro às vítimas da cheia

O Governador do Acre cancelou de Carnaval que tradicionalmente ocorre na Gameleira, em Rio Branco, dado o cenário de emergência climática. A prioridade máxima em...

Deputado Gilberto Lira bate SW4 a 140 km/h na traseira de trator, na BR 364

O deputado estadual Gilberto Lira saiu ileso de um grave acidente, na BR 364, no início da noite desta quinta-feira, após deixar Sena Madureira...

Tragédia no trânsito: Motociclista morre após bater em meio fio na Amadeo Barbosa

Um grave acidente de trânsito na madrugada desta sexta-feira, 23, em Rio Branco, matou o pintor Paulo Henrique Soares Paiva, de 21 anos. O...