Ucrânia receberá importações de gás da Grécia, diz Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse, neste domingo (16), que a Ucrânia receberá importações de gás da Grécia para ajudar a suprir as necessidades do país no inverno.

“Já preparamos um acordo com a Grécia sobre o fornecimento de gás para a Ucrânia, que será mais uma rota de abastecimento para garantir as importações durante o inverno. Já temos acordos em vigor para o financiamento das importações de gás dos quase US$ 2 bilhões necessários para compensar as perdas na produção ucraniana causadas pelos ataques russos”, informou o mandatário.

A declaração de Zelensky foi feita antes de sua visita à Grécia neste domingo, de onde ele seguirá posteriormente para a França e a Espanha.

O líder também afirmou que Kiev alocou fundos para importações de gás de parceiros e bancos europeus, com garantias da Comissão Europeia, bem como de bancos ucranianos, e que também está trabalhando com parceiros dos Estados Unidos para garantir o financiamento integral.

A Ucrânia está ampliando suas opções de fornecimento para o inverno por meio de parceiros poloneses, com quem coopera e o Azerbaijão, na esperança de garantir contratos de longo prazo, acrescentou ele.

Enem 2025: portões são abertos no segundo dia de provas

Os portões para o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 abriram às 12h neste domingo (16). A prova...

Comissões do Senado aprovam emendas ao Orçamento de 2026

As comissões permanentes do Senado aprovaram suas emendas ao projeto da Lei Orçamentária Anual de 2026. Cada colegiado pode apresentar até seis emendas de...

Pesquisa mapeia vírus no sêmen capazes de transmitir doenças

Pesquisadores de diferentes instituições da Europa mapearam 22 vírus capazes de persistir no sêmen após a infecção aguda, podendo contribuir para a transmissão da...