Vitor Roque faz publicação contra homofobia após acordo com o STJD

O atacante Vitor Roque, do Palmeiras, publicou nesta terça-feira (25/11) um comunicado em seu perfil oficial no Instagram com mensagens contra a homofobia, discriminação e todas as formas de violência.

A postagem faz parte do acordo firmado entre o clube e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para evitar a suspensão do jogador após uma publicação de cunho homofóbico feita por ele em outubro, logo após o clássico contra o São Paulo.

Veja:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por @vitor_roque9

Para cumprir a determinação, o atacante publicou um carrossel de imagens com frases que reforçam a necessidade de respeito, inclusão e combate ao preconceito. As mensagens abordam a importância de ambientes seguros no esporte e do enfrentamento a atitudes discriminatórias, reforçando a responsabilidade social dos atletas de alto nível.

Acordo

O Palmeiras se movimentou nos bastidores nas últimas semanas para impedir que Vitor Roque fosse suspenso pelo STJD. O tribunal entendeu que a publicação original do jogador, feita no calor do pós-jogo, violava o Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Para evitar uma punição esportiva, o clube apresentou medidas educativas e reparatórias.

Entre elas, estavam a participação do atleta em ações de conscientização, a mensagem pública contra a homofobia e compromissos internos com programas de formação. A Corte aceitou o acordo, permitindo que o atacante permanecesse à disposição da equipe.

Investigação do MPSP

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) instaurou um inquérito para apurar a publicação feita pelo jogador por suposta homofobia contra os torcedores do São Paulo.

Na ocasião, em 5 de outubro, Palmeiras e São Paulo jogaram pelo Brasileirão. O time alviverde venceu por 3 x 2, em uma virada sobre o tricolor.

Após a vitória, o atacante publicou em seu perfil oficial no Instagram a imagem de um tigre devorando um veado, uma alusão homofóbica aos torcedores do São Paulo, conforme apontou o MPSP.

“Segundo consta, apesar de retirada a publicação, teria o atleta firmado acordo com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em que reconhece responsabilidade sobre a publicação de cunho homofóbico”, afirmou o promotor Ricardo Manuel Castro em portaria que instaura o inquérito.



Fonte: Metrópoles

Mulher da liderança máxima do CV é presa em Rio Branco. “Abelha”, na lista de mais procurados do país, escapa

Yoshodara da Silva Costa, esposa de Raylan da Silva Santos, o número 1 do Comando Vermelho no estado, foi um dos alvos da Operação...

Virginia volta aos ensaios da Grande Rio após um mês de faltas

Depois de um mês longe dos ensaios da Grande Rio, Virginia volta a marcar presença como Rainha de Bateria na quadra da agremiação Fonte: Metrópoles...

Retorno do BTS: confira os detalhes do 1º show da nova turnê

O grupo de k-pop BTS anunciou as datas de sua nova turnê nesta terça-feira (13), com três apresentações em São Paulo marcadas para acontecerem...