WTA Finals: Rybakina bate Swiatek e garante vaga na semi de forma inédita

Elena Rybakina está pela primeira vez nas semifinais do WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada, na Arábia Saudita. A cazaque conquistou a vaga ao derrotar a polonesa Iga Swiatek nesta segunda-feira (3), em Riad, por 2 sets a 1.

Após perder a primeira parcial, Rybakina se recuperou e venceu o confronto de virada, com parciais de 3/6, 6/1 e 6/0.

O triunfo da atleta valeu vaga antecipada graças à vitória de Amanda Anisimova, que eliminou Madison Keys, e definirá a outra classificada no WTA Finals em embate direto com a polonesa na próxima quarta-feira (5).

Esta foi a quinta vitória de Elena Rybakina no retrospecto particular das duas competidoras que já se enfrentaram 11 vezes. Nesta temporada, a Iga levou a melhor sobre a adversária em quatro jogos.

A partida

O início de partida foi favorável para Swiatek, que logo obteve uma quebra e abriu 3 a 0. Embora não tenha ampliado a diferença, ela controlou o jogo para garantir o triunfo na primeira parcial pelo placar de 6/3.

O segundo set, porém, foi diferente. A cazaque foi mais efetiva e logo conseguiu a vantagem de 3 a 0 e uma quebra. Com um jogo consistente, ela cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço e se aproveitou da queda de rendimento da rival para vencer com facilidade por 6 a 1 e empatar o duelo.

Com Rybakina sacando muito bem, o terceiro set foi um “passeio”. Ela fez três aces e só perdeu três pontos nos games de serviço. Swiatek seguiu cometendo muitos erros e sofreu três novas quebras. A cazaque definiu o duelo com um pneu: 6 a 0.

Campeã do Finals em 2023, Swiatek tenta evitar a segunda eliminação consecutiva na fase de grupos. Ano passado, a polonesa venceu seus jogos contra Barbora Krejcikova e Daria Kasatkina, mas ficou em terceiro lugar na chave por conta do saldo de sets, em que Krejcikova e a norte-americana Coco Gauff se classificaram.

Logo após o jogo entre Rybakina e Swiatek, a norte-americana Amanda Anisimova buscou a virada diante da compatriota Madison Keys, em parciais de 4/6, 6/3 e 6/2. Com o resultado, ela se mantém firme na luta pela segunda vaga do grupo.

Anisimova e Iga se enfrentam no segundo jogo de quarta-feira (5). Antes, Elena Rybakina tentará avançar em primeiro lugar em duelo contra Keys.

João Fonseca terá que cumprir promessa inusitada após vencer ATP 500

Ingressos premium do GP de São Paulo chegam a R$25 mil e estão esgotados

Os ingressos “premium” para o GP de São Paulo da Fórmula 1, com pacotes que chegam a R$ 25 mil, já estão esgotados em...

Quem é Zohran Mamdani, socialista e 1° prefeito muçulmano de Nova York

Zohran Mamdani será eleito para a prefeitura de Nova York, de acordo com a projeção CNN. Ele se tornará o primeiro muçulmano a comandar a...

Socialista e muçulmano, Mamdani é eleito prefeito de NY, diz projeção CNN

Zohran Mamdani vencerá a eleição geral para prefeito da cidade de Nova York nesta terça-feira (4), de acordo com a projeção CNN. Com a vitória,...