Acompanhado da elaboração de metas e reorganização, o início do ano também é um período em que novas ideias e projetos saem do papel. Para muitas pessoas, é o momento de acompanhar tendências, buscar novas referências e se preparar para começar a investir em um negócio próprio.
Esse desejo comum se reflete em dados recentes do Sebrae. Segundo a entidade, a abertura de novos negócios encara uma fase recorde no Brasil, com mais de 4 milhões de empreendimentos novos entre os meses de janeiro e novembro de 2025.
O número representa 97% de todas as empresas criadas no país. A grande maioria é composta por microempreendedores individuais (77%), microempresas (19%) e empresas de pequeno porte (4%).
O bom desempenho também consolida iniciativas do Sebrae voltadas aos aspirantes a empreendedores. Em 2025, o Portal de Ideias de Negócio, projeto educativo que aposta na criação de conteúdos informativos para quem deseja abrir um negócio, contabilizou quase 1 milhão de acessos, salto de 8% comparado a 2024.
Ao todo, são mais de 460 ideias de negócios listadas, com informações completas sobre dados do mercado, exigências legais e específicas, investimentos e divulgação, entre outras recomendações e dicas.
Tendências em alta
A autonomia e a possibilidade de flexibilização de horários, por exemplo, são características comuns às ideias de negócio mais populares do país, segundo Luciana Macedo, analista de Soluções do Sebrae Nacional.
“É um movimento que vemos desde a pandemia”, afirma.
Conforme a especialista, essa tendência crescente também reflete uma mudança social e econômica permanente.
“Abertura de negócios como consultorias, corretagem, design e outros trabalhos que não exigem local físico e que mostram uma tendência comum do brasileiro querer ser dono do seu próprio trabalho e tempo”, diz.
O levantamento também aponta para similaridades entre as atividades, como investimento inicial baixo, facilidade de formalização e boa rentabilidade.
Entre as atividades mais visadas por novos empreendedores, destacam-se corretagem de imóveis, design gráfico, consultoria e distribuidora de bebidas. Como novidade, a lista inclui pela primeira vez atividades como agência de viagens e turismo, fábrica de cosméticos ecológicos sustentáveis e representação comercial.
De acordo com Luciana, a presença de atividades que remetem à sustentabilidade está diretamente ligada à atenção contínua dos brasileiros por atividades que respeitem as diretrizes ambientais, o que incentiva empreendedores a adotar ideias “limpas”, respeitando o desejo dos consumidores.
“Pensar em fábricas de cosméticos ecológicos e sustentabilidade só reforça o quanto o tema já é valorizado tanto pelos empresários, quanto pelos clientes”, diz.
O portal também aponta para um perfil empreendedor jovem e feminino, indicando um interesse crescente e genuíno de mulheres em se informar e colher informações técnicas antes de abrir um negócio. De acordo com o levantamento, mais de 55% das pesquisas no portal foram feitas por mulheres, a maioria jovens de 18 a 34 anos.
Confira abaixo as 10 ideias de negócios mais procuradas em 2025
- Corretor de imóveis
- Designer gráfico
- Escritório de consultoria
- Distribuidora de bebidas
- Fábrica de produtos de chocolate
- Loja de cosméticos e perfumaria
- Agência de viagens e turismo
- Imobiliária
- Fábrica de cosméticos ecológicos sustentáveis
- Representação comercial
Dicas para empreender em 2026
De acordo com a analista, a lista reflete a influência de importantes movimentações econômicas também esperadas para 2026. Como exemplo, ela cita a popularização da atividade de corretagem de imóveis e agências de viagens.
“Vemos que o mercado está propício para compra e venda de imóveis, o que favorece essa ideia de negócio, assim como o turismo”, diz.
Outras tendências, como empresas voltadas à beleza e cosméticos e trabalhos que façam uso de tecnologias em ascensão, como a inteligência artificial, também estarão em alta.
Para novos empreendedores que desejam começar o negócio em 2026, a especialista recomenda a busca por informações sobre o setor escolhido.
“A principal dica é se preparar, e conhecer profundamente o setor que deseja empreender. Estude sobre todo o seu mercado, seus clientes e faça um plano de negócios antes de dar o primeiro passo”, aconselha. Ela também recomenda a busca por capacitações técnicas e comportamentais.
“Também é importante que o empreendedor invista nele mesmo, para que saiba atuar sempre da melhor forma na empresa dele”, diz.
Por Maria Clara Dias

