Remover um vírus do celular ou do PC nem sempre é uma tarefa simples. Dependendo do tipo de ameaça, pode ser necessário formatar todo o dispositivo; mas em outros casos, é possível eliminar o vírus sem apagar os seus dados.
Pensando nisso, a CNN Brasil reuniu informações para ajudar você a encontrar formas de remover vírus do celular e do PC.
Como um vírus infecta seu celular ou PC?
Alguns sinais podem indicar que o dispositivo foi infectado por um vírus. Nesses casos, é comum perceber uma lentidão repentina, surgimento de arquivos desconhecido, aumento no uso de dados, entre outros sintomas. Além disso, também podem ocorrer situações ainda mais graves, que confirmam rapidamente a presença da ameaça.
No caso dos smartphones, a maioria das infecções está relacionada a diferentes tipos de malware, como spyware, adware, trojan, ransomware e worms. Em relação ao PC, as ameaças mais comuns também incluem esses mesmos tipos de malware, além de outros como rootkit.
Cada um deles é utilizado com finalidades diferentes pelos criminosos e, em geral, buscam ganhar dinheiro; seja roubando dados, exibindo anúncios, sequestrando arquivos ou usando seu dispositivo em atividades criminosas.
Confira os tipos de malwares mais populares:
- Spyware: espiona o que você faz no celular, seja por teclas digitadas, apps usados, localização;
- Adware: programa que enche o aparelho de anúncios e redirecionamentos, muitas vezes rastreando seu comportamento para lucrar com propaganda;
- Trojan (cavalo de Troia): app malicioso que se disfarça de legítimo para abrir acesso ao sistema e permitir roubo de dados ou instalação de outras ameaças;
- Ransomware: ameaça que bloqueia o aparelho ou “sequestra” seus arquivos e tenta extorquir dinheiro para liberar o acesso;
- Worm (verme): malware que se replica sozinho e se espalha para outros dispositivos ou redes, causando infecção em cadeia.
Como remover vírus no celular
Remover vírus de um smartphone pode ser mais simples do que parece. Na maioria dos casos, é possível eliminar malwares do celular sem precisar formatar o aparelho, usando ferramentas e ajustes disponíveis para o próprio usuário.
O primeiro passo é identificar comportamentos suspeitos, como aplicativos desconhecidos ou desempenho lento; depois disso, é hora de tomar medidas necessário para proteger o sistema.

É importante destacar que dispositivos com iOS apresentam menos riscos de infecções clássicas, graças ao alto nível de segurança do sistema. Porém, usuários da Apple ainda podem cair em outros tipos de ameaças, como golpes e ataques de engenharia social.
Para te ajudar a remover o vírus do celular, confira estas três dicas:
- Desinstale aplicativos suspeitos: remover apps que você não lembra de ter instalado ou que parecem suspeitos pode ser uma forma eficaz de eliminar a ameaça. Se o aplicativo for o responsável pelo vírus, os problemas tendem a desaparecer após a remoção.
- Limpe o cache do navegador: arquivos temporários e dados acumulados podem deixar o navegador mais lento ou causar falhas. Ao limpar o cache, você melhora o desempenho do app e pode remover dados de páginas com comportamento suspeito, como pop-ups e redirecionamentos.
- Formate o celular: em último caso, se nenhuma das opções anteriores funcionar, você pode formatar o aparelho para excluir todos os arquivos que possam estar infectados por vírus. Antes de realizar a formatação, lembre-se de fazer o backup das fotos e de outros arquivos importantes.
Como remover vírus no PC
No computador, também é possível remover vírus sem recorrer imediatamente à formatação completa do sistema. O procedimento envolve softwares de proteção e algumas funcionalidades do próprio Windows para identificar e eliminar a ameaça.
Abaixo, veja três dicas práticas de como remover vírus no PC:
- Desinstale programas suspeitos: uma das formas mais simples de remover um vírus é eliminar o programa responsável pela infecção. Se você perceber que algum software instalado recentemente começou a causar os problemas citados, abra o Painel de Controle do seu computador e desinstale o programa.
- Execute um antivírus no seu PC: instale um antivírus, como Avast ou AVG (que possuem versões gratuitas), e faça uma varredura completa no computador para identificar possíveis malwares e vírus. Após a detecção, o software colocará as ameaças em quarentena e removerá todos os arquivos maliciosos.
- Desinstale extensões do navegador: assim como aplicativos, extensões suspeitas podem auxiliar no roubo de dados pessoais. Em muitos casos, elas são responsáveis por excesso de publicidade e outros comportamentos estranhos no sistema. A desinstalação pode ser feita diretamente das configurações do seu browser.
Veja maneiras de limpar a memória do celular e deixar com mais espaço
