O mau tempo obrigou a administração do Aeroporto Internacional de Rio Branco a alterar a rotina de pousos e decolagens desde a última sexta-feira. Somente com o auxílio de instrumentos está sendo possível manter o cronograma das empresas aéreas. Não houve cancelamento de voos desde então, mas o volume de chuvas previsto para as próximas horas, se confirmado, pode resultar em medidas ainda mais rígidas. Foram suspensos quais quer procedimentos por contato visual dado à baixa visibilidade.
A gestão do aeroporto emitiu um alerta para atenção máxima.
A Gol arremeteu seu Boeing procedente de Cruzeiro do Sul no início da tarde desta segunda-feira, após chegar à metade da viagem com destino a Rio Branco. “O bebezão voltou”, indica a legenda de uma página na Web que mostra a movimentação das aeronaves no espaço aéreo acreano em tempo real. Passageiros que aguardavam embarcar na capital acreana com destino a Brasília permaneciam no saguão do aeroporto até por volta das 16:30h. A Gol não confirmou que o voo será completado ainda hoje.
As Autorizações da torre de controle para uso das pistas, na tarde desta sexta feira (5) se restringem, somente, por meio de instrumento de navegação.
Aeronaves de médio porte que fazem o trecho para o interior do Estado e para regiões vizinhas como o caso do Amazonas também ocorrem sob alerta.
No vídeo abaixo se vê um Cessna Caravan partindo de Rio Branco para Boca do Acre (AM) sob forte chuveiro.
