Arrascaeta maior que Zico? Fase do uruguaio reforça debate no Flamengo

Camisa 10 do Flamengo e grande nome da equipe nesta temporada, o uruguaio Giorgian de Arrascaeta vem construindo cada vez mais seu espaço no coração dos rubro-negros a cada nova conquista dentro de campo.

A idolatria pelo meia é tanta que abriu um debate, até pouco tempo atrás impensável, entre os torcedores rubro-negros. Afinal, Arrascaeta já pode ser considerado maior que Zico na história do clube?

Muitos “tentaram” ser Zico

Antes do nascimento da “Geração 2019”, o Flamengo contou com diversos camisas 10 que até brilharam com o Manto, mas passaram longe dos feitos alcançados pelo Galinho de Quintino.

No início do século, Dejan Petkovic honrou o carinho recebido pelos rubro-negros e, quando o relógio marcava 43 minutos do segundo tempo, fez história em uma cobrança de falta contra um poderoso Vasco, decretando o tricampeonato estadual. Ali nascia uma curta idolatria que só voltou a ser acesa em 2009.

Cria da Gávea, Sávio também era esperança e alimentou os sonhos rubro-negros nos anos 90, em um período em que a imagem de Zico ainda estava quente no imaginário do torcedor.

Outros jogadores formados no clube carregaram o peso do carimbo de “Novo Zico”, mas não não corresponderam à altura. Pintinho, Adryan, Fellype Gabriel… a lista é longa.

Mais recentemente, Diego Ribas e Gabigol, que também carregaram o peso da 10, entraram para a história do clube e participaram da geração vitoriosa que encantou os rubro-negros. Mas nada se compara ao que Arrasca vem alcançando.

Arrascaeta é o maior vencedor, mas falta um Mundial

Os números jogam a favor do uruguaio. Em uma comparação fria com Zico, Arrascaeta acumula três títulos da Libertadores contra um do Galinho.

Arrascaeta é o maior campeão da história do Flamengo com 17 títulos. Esta frase por si só já tem um peso enorme. Além da Liberta, são três Brasileiros (Zico possui quatro), três Supercopas, duas Copas do Brasil, incontáveis títulos estaduais…

Enquanto os mais novos veem o uruguaio como o grande nome da história rubro-negra, os mais saudosos se recusam a colocá-lo acima de Zico. Neste caso, encaixar os dois na mesma prateleira seria um local mais democrático.


Flamengo ganhará prêmio milionário se conquistar o título da Copa Intercontinental
Arrascaeta comemora mais uma taça pelo Flamengo • Buda Mendes/Getty Images

Mas para que Arrascaeta alcance a mesma prateleira que Zico, falta um título que “seu povo” vem pedindo desde o início vencedor em 2019: o mundial.

O único da história do clube, conquistado em 1981 contra o Liverpool no Japão, contou com a genialidade do camisa 10. Zico foi líder de uma geração de talentos, como Júnior, Adílio, Nunes & Cia. e, a partir dali, se tornou o “Deus Rubro-Negro”.

O momento chegou para Arrascaeta. Nesta quarta-feira (17), o Flamengo decide a Copa Intercontinental contra o PSG no Catar, às 14h (de Brasília).

Se o título não vier, Arrascaeta seguirá sendo o maior em número de títulos e não sairá da mesma prateleira que Zico. Porém, se o Flamengo for campeão, o debate vai se manter cada vez mais acalorado: Arrascaeta será maior que Zico?

Nutricionista explica qual chá pode ajudar no controle da glicose

A canela, especiaria antiga que veio da Ásia, chegou aos outros continentes por conta do comércio e foi se popularizando por trazer benefícios no...

Azeite de oliva pode ser usado como aliado contra a gordura abdominal

Uma espiada na prateleira de óleos vegetais mostra um desfile de cores, sabores e utilidades. Do festejado azeite de oliva ao polêmico óleo de...

Louvre segue fechado em meio à greve e funcionários avaliam prorrogação

O Museu do Louvre, em Paris, o mais visitado do mundo, permanece fechado nesta quarta-feira (17), enquanto seus funcionários continuavam as discussões sobre a...