Australianos fazem celebração silenciosa em praia após ataque terrorista

As comemorações de Natal foram silenciadas na famosa praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, nesta quinta-feira (25), após o ataque terrorista que matou 15 pessoas no local há mais de uma semana, no que foi considerado a ação mais mortal do país em quase três décadas.

A polícia patrulhou a orla da praia de Bondi, um destino tradicional de Natal, enquanto centenas de pessoas, muitas delas usando gorros de Papai Noel, se reuniram nas areias.

“Acho que é trágico, e acho que todos respeitam e estão muito tristes com o que aconteceu, e acho que as pessoas estão aqui na praia porque é como uma celebração, mas todos têm isso em suas memórias e todos respeitam o que aconteceu”, disse o turista britânico Mark Conroy à agência de notícias Reuters. “Todo mundo está sentindo pela família e pelos amigos que estão passando pela pior coisa possível que se possa imaginar.”

O ataque em 14 de dezembro durante a celebração judaica do Hannukah provocou pedidos de leis mais rígidas sobre armas e ações mais duras contra o antissemitismo, enquanto as regras de reunião pública em Sydney foram reforçadas por novas leis aprovadas na quarta-feira.

Bandeiras foram hasteadas a meio mastro do lado de fora do prédio do Bondi Pavilion, considerado patrimônio histórico, próximo ao local do ataque, que, segundo a polícia, foi realizado por pai e filho, inspirados pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

Em Melbourne, um carro com um cartaz de “Feliz Chanukah!” foi incendiado no dia de Natal no sudeste da cidade, sem nenhum ferimento, informou a mídia australiana.

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, que enfrenta críticas crescentes de oponentes que argumentam que seu governo não fez o suficiente para conter o aumento do antissemitismo, chamou o incêndio do carro  de “algo além da compreensão”.

“Que tipo de ideologia e pensamentos malignos em um momento como esse motivariam alguém?”, disse Albanese a jornalistas nesta quinta-feira (25).

Desde o início da guerra de Israel em Gaza, em outubro de 2023, houve ataques contra sinagogas, edifícios judaicos e carros na Austrália.

Em mensagem de Natal, Trump critica pessoas trans e “escória da esquerda”

O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou uma mensagem de Natal em sua plataforma de mídia social Truth Social, misturando votos de boas festas...

Palmeiras quer Marlon Freitas, do Botafogo, para ter “reforço ideal”

O Palmeiras entrou na disputa pela contratação de Marlon Freitas, e o meio-campista do Botafogo surge como opção de reforço que se encaixa nas preferências do Verdão no...

“Bridgerton”: trailer da 4ª temporada traz Benedict em clima de “Cinderela”

A Netflix revelou o trailer oficial da primeira parte da 4ª temporada de “Bridgerton” nesta quinta-feira (25). Os quatro primeiros episódios apresentam a aguardada...