BC do Canadá mantém juros em 2,25% ao ano, conforme esperado

O BoC (Banco do Canadá, na sigla em inglês) deixou nesta quarta-feira (10) a taxa básica de juros inalterada em 2,25%, afirmando que o nível atual da política monetária é apropriado para manter a inflação em 2% e “ajudar a economia durante período de ajuste estrutural”.

A decisão veio em linha com a expectativa de analistas consultados pela FactSet.

Segundo o comunicado, a decisão ocorre em um ambiente global em que grandes economias “continuam a mostrar resiliência ao protecionismo comercial dos EUA”, embora a incerteza permaneça elevada.

A economia canadense avançou 2,6% no terceiro trimestre, acompanhando melhora no mercado de trabalho, apesar da “volatilidade no comércio”, e o banco central prevê demanda doméstica mais forte no quarto trimestre.

Contudo, o BoC ressalta que a esperada queda das exportações líquidas pesará sobre o crescimento do PIB, o mantendo fraco.

A inflação ao consumidor desacelerou para 2,2% em outubro, permanecendo próxima à meta de 2%.

O BoC avalia que a inflação subjacente segue perto de cerca de 2,5%. Apesar de possíveis oscilações no curto prazo, a instituição espera que a folga na economia compense pressões de custo, mantendo o indicador perto da meta de 2%.

Morre Marcelo VIPs, conhecido como um dos maiores golpistas do Brasil

Marcelo Nascimento da Rocha, conhecido como Marcelo VIPs, morreu aos 49 anos em Joinville, em Santa Catarina, nesta terça-feira (9). Ele ficou famoso por...

Negociação de ação da Petz é suspensa antes do anúncio de fusão com Cobasi

A ação da Petz entrou em leilão na B3 no início da tarde desta quarta-feira (10), interrompendo a negociação do ativo antes da divulgação...

Estudo: ansiedade e insônia podem reduzir defesas essenciais do corpo

Um estudo publicado na revista Frontiers in Immunology na última terça-feira (9/12) chamou atenção para um elo pouco discutido entre saúde mental e imunidade. Pesquisadores...