O biatleta Sivert Guttorm Bakken foi encontrado morto em um quarto de hotel na Itália. O norueguês, de 27 anos, tinha voltado a competir recentemente, após se recuperar de problemas cardíacos.
Segundo a União Internacional de Biatlo, que confirmou a morte nesta terça (23), ele estava hospedado em Lavaze, nos Alpes Italianos, para um treinamento. As causas do falecimento ainda são desconhecidas.
Biatlo é um esporte que estará nas Olímpiadas de Inverno de 2026, em Milano Cortina. Ele teve origem no século 18 e mistura duas modalidades: tiro com rifle e esqui cross-country.
Os atletas esquiam em técnica livre em uma pista que é percorrida diversas vezes, dependendo do tamanho da corrida. A cada volta, eles passam por um teste de tiro –um em pé, um de bruços.
As autoridades locais confirmaram o falecimento de Bakken e organizaram uma equipe de apoio para a família.
Ele virou nome conhecido no biatlo após vencer a primeira prova da Taça do Mundo de 2022, na pista de Holmenkollen, em Oslo, quando tentava conseguir uma vaga no time norueguês para as Olímpiadas de Inverno daquele ano.
Mas seu sucesso na temporada foi interrompido pelos problemas cardíacos. Bakken teve o diagnóstico de miocardite em 2022 e só voltou a competir em 2024, após uma longa recuperação.
“A volta de Sivert para o biatlo após um período de muitos desafios era fonte de muita alegria para todos na família do biatlo e uma demonstração inspiradora de sua resiliência e determinação”, declarou o presidente da UIB, Olle Dahlin, em comunicado.
“Sua morte com tão pouca idade é algo impossível de compreender, mas ele não será esquecido e ficará para sempre em nossos corações”, concluiu.
Bakken era 13º na classificação geral da atual edição da Taça do Mundo. Sua última competição foi no final de semana, quando conquistou um quinto lugar na sprint da etapa de Grand-Bornand, na França.
#Biathlon |
Le monde du biathlon est en deuil : Sivert Guttorm Bakken (27 ans) est décédé.
Le Norvégien a été retrouvé inanimé dans sa chambre d’hôtel en Italie, quelques jours après l’étape de Coupe du monde au Grand-Bornand à laquelle il avait participé. pic.twitter.com/LHmteqpdH3
— francetvsport (@francetvsport) December 23, 2025

Le monde du biathlon est en deuil : Sivert Guttorm Bakken (27 ans) est décédé.
Le Norvégien a été retrouvé inanimé dans sa chambre d’hôtel en Italie, quelques jours après l’étape de Coupe du monde au Grand-Bornand à laquelle il avait participé.