O River Plate está fora da Copa Libertadores de 2026. O gigante sul-americano dependia de um possível título do Boca Juniors no Torneio Clausura do Campeonato Argentino para se classificar ao maior torneio do continente. No entanto, os xeneizes perderam por 1 x 0 para o Racing na semifinal da competição nacional.
3 imagens
Fechar modal.![]()
1 de 3
Racing eliminou o Boca Juniors no Torneio Clausura do Campeonato Argentino.
Marcelo Endelli/Getty Images
2 de 3
River Plate dependia de título do Boca para ir à Libertadores de 2026.
Marcelo Endelli/Getty Images
3 de 3
River Plate está fora da próxima Libertadores.
Federico Peretti/NurPhoto via Getty Images
Com a eliminação do Boca, o River Plate terá que jogar a Copa Sul-Americana, torneio que não disputa desde 2015. O único título dos millionarios no torneio foi em 2014, ao bater o Atlético Nacional de Medelín na decisão.
O ano de 2014 foi também a última vez que o River Plate não disputou a Libertadores. Desde então, foram 11 participações consecutivas.
Leia também
-
River Plate é eliminado no Clausura e pode ficar fora da Libertadores
-
Boca Juniors celebra vitória diante do River Plate com funk; veja
-
River Plate toma atitude com Marcelo Gallardo em meio à crise
Entenda porque o River dependia do Boca para garantir vaga na Libertadores
A Argentina possui sete vagas na Copa Libertadores de 2026, sendo quatro para campeões: Copa Sul-Americana (Lanús), Apertura (Platense), Clausura (a definir), e Copa Argentina (Independiente Rivadavia). Além disso, as outras três são das melhores equipes pela tabela geral da temporada (Rosário Central, Boca Juniors e Argentinos Juniors).
Caso uma das equipes já classificadas fosse campeã do Torneio Clausura, o River Plate se classificaria para a Libertadores, por ter a quarta melhor campanha na tabela geral. O único time nesta situação que ainda estava vivo na competição era justamente o maior rival Boca Juniors.
Fonte: Metrópoles
