Cruzeiro e Botafogo se enfrentam nesta quinta-feira (4/12), no Mineirão, pelo encerramento da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube celeste conta com vantagem tanto no momento atual quanto no retrospecto. A última vez que o time carioca venceu a Raposa foi em 2016, por 2 x 0.
Desde então, são seis vitórias cruzeirenses e oito empates. Mesmo em 2024, quando o Botafogo foi campeão do Brasileirão, o Cabuloso cravou seis pontos sobre o time carioca, com triunfo nos dois turnos. Já este ano, na primeira parte do torneio, o Cruzeiro venceu por 2 x 0, no Nilton Santos.
O Cruzeiro está em 3º lugar
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Botafogo briga pela 5ª colocação
Vítor Silva/Botafogo
Botafogo x Cruzeiro, no primeiro turno
Buda Mendes/Getty Images
O Cabuloso ainda tem chance de ultrapassar o Palmeiras, que está a dois pontos de distância. O time mineiro está na 3ª colocação na tabela, uma vitória é suficiente para tomar a vice-liderança.
Já o Botafogo briga para confirmar a vaga na Libertadores. Caso encerre o jejum e vença o Cruzeiro, o Glorioso saltará de 6º para 5º lugar e deixará o Fluminense para trás. O Fogão está dois pontos atrás do rival local.
Um ponto somado
As duas equipes chegam de empates. O Botafogo empatou com o Corinthians no domingo (30/11), por 2 x 2, enquanto o Cruzeiro descolou um empate suado no duelo contra o Ceará, por 1 x 1.
Em reta final de competição, cada ponto perdido tem um peso maior ainda. A vitória na rodada anterior poderia ter sido definitiva para ambos os lados. A Raposa desperdiçou o tropeço do Palmeiras para o ultrapassar de vez na classificação. Por outro lado, o Fogão tinha a chance de ficar entre os cinco primeiros e garantir a ida direta para a fase de grupos da próxima Libertadores.
Fonte: Metrópoles

