O cantor Caetano Veloso voltou a se manifestar contra o PL da Dosimetria nesta quarta-feira (17/12), enquanto o projeto está sendo votado no plenário do Senado Federal.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o ícone da MPB criticou a votação, que afirmou estar sendo feita “às pressas”, e descreveu a proposta como “inaceitável” e uma forma de favorecer a não punição de crimes contra a democracia.
Confira:
Leia também
-
Senador detona Caetano Veloso durante votação do PL da Dosimetria
-
Caetano Veloso lista motivos para ato no Rio e clama pelo futuro
-
Show histórico de Caetano Veloso lota o Festival Estilo Brasil
-
Caetano Veloso convoca ato contra o PL da Dosimetria
Senador Marcio Bittar detona Caetano Veloso durante votação do PL da Dosimetria: “Hipócrita”
Reprodução
Paula Lavigne e Caetano Veloso
Reprodução/Instagram
Caetano canta no Festival Estilo Brasil
Wey Alves/Metropoles@weyalves
Caetano Veloso
Nina Quintana/Metrópoles
Caetano Veloso
Getty Images
Caetano Veloso, Dua Lipa e Carlinhos Brown
Caetano Veloso e Jards Macalé
Foto histórica de Caetano Veloso Jards Macalé e os compositores do álbum Transa nos anos 1970
“É terrível! Neste exato momento, a toque de caixa, o Senado Federal está pronto para votar um texto que dê anistia light para quem cometeu ou venha a cometer crimes contra a democracia. Se o Senado aprovar esse texto, o Congresso estará dizendo que tentar golpe de Estado no Brasil pode sair barato!”, criticou o cantor.
Caetano Veloso classificou o PL ainda como impopular e criticou a postura de parlamentares em seguirem a votação sem diálogo com a população, cuja maioria, segundo o músico, seria contra o projeto.
A votação do PL da Dosimetria começou nesta quarta-feira (17/12) depois de ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados na semana anterior, sob grande pressão da oposição do governo. Caso seja aprovado, o projeto poderá ser vetado pelo presidente Lula, mas o veto ainda poderá ser retirado pela Câmara.
Em termos práticos, o PL da Dosimetria prevê que condenados poderão ter direito à revisão de pena após a condenação por crimes contra o Estado, como o caso do 8 de Janeiro. Entre os parlamentares, porém, há uma discussão de que a legislação possa ser usada em benefício de outros criminosos.
Caetano Veloso virou tema na votação
O senador Marcio Bittar (PL-AC) fez duras críticas a Caetano Veloso e o tachou de “hipócrita” enquanto discursava durante a votação. Na fala, o parlamentar criticou a postura da esquerda diante da proposta.
Veja:
Fonte: Metrópoles

