Ícone do site O SERINGAL

CBF publica regulamento do fair play financeiro no futebol brasileiro

cbf-publica-regulamento-do-fair-play-financeiro-no-futebol-brasileiro

CBF publica regulamento do fair play financeiro no futebol brasileiro

Nesta quinta-feira (11/12), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou a versão completa do Regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF), texto-base do modelo de fair play financeiro que será adotado no futebol brasileiro.

A CBF elaborou um guia explicativo para dirigentes, conselheiros, funcionários, torcedores e demais interessados na gestão do futebol nacional.

“O guia apresenta cada seção do Regulamento em um formato simples, respondendo a duas perguntas fundamentais: ‘Por que esta regra existe?’ e ‘Como ela funciona na prática?’. O objetivo é ir além do ‘o quê’ para focar no ‘porquê’, mostrando a lógica por trás de cada mecanismo de controle e como ele se alinha às melhores práticas de governança adotadas nas principais competições do mundo”, escreveu a entidade no site.

3 imagensFechar modal.1 de 3

O treinador Carlo Ancelotti

Divulgação/CBF2 de 3

Samir Xaud, presidente da CBF

Divulgação/CBF3 de 3

Samir Xaud, presidente da CBF

Ettore Chiereguini/Especial para o Metrópoles

A CBF entende que a implementação de um fair play financeiro é complexa. Por isso o guia foi criado e publicado, que busca ser um parceiro dos clubes durante a adaptação.

Leia também

O fair play será implementado em 2026 e é válido para as Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O sistema implementará regras como limite de 70% da receita para custos de elenco (salários, encargos, direitos de imagem) e um teto para dívidas de curto prazo (45% das receitas).


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile