O secretário-geral da ONU, António Guterres, conversou por telefone com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e reafirmou a necessidade do respeito ao direito internacional, em particular a Carta da ONU.
Guterres também pediu moderação e a redução de tensões para preservar a estabilidade regional, segundo um porta-voz da ONU.
Mais cedo, o chefe das Nações Unidas pediu que tanto Venezuela quanto os Estados Unidos honrem “suas obrigações perante o direito internacional, incluindo a Carta da ONU e qualquer outro arcabouço jurídico aplicável, para salvaguardar a paz na região”.
Nos últimos meses, os EUA enviaram milhares de soldados, aeronaves, veículos e navios de guerra para o Caribe, incluindo o maior porta-aviões do mundo. Além disso, realizaram ataques contra diversas embarcações que supostamente seriam ligadas ao narcotráfico.
Além disso, os Estados Unidos apreenderam um petroleiro próximo à Venezuela em 10 de dezembro, e, na terça-feira (16), Donald Trump afirmou que o país está cercado e anunciou bloqueio “total e completo” de todos os petroleiros sancionados que entram e saem de lá.
*com informações da Reuters
