Chefe da ONU conversa por telefone com Maduro e pede redução de tensões

O secretário-geral da ONU, António Guterres, conversou por telefone com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e reafirmou a necessidade do respeito ao direito internacional, em particular a Carta da ONU.

Guterres também pediu moderação e a redução de tensões para preservar a estabilidade regional, segundo um porta-voz da ONU.

Mais cedo, o chefe das Nações Unidas pediu que tanto Venezuela quanto os Estados Unidos honrem “suas obrigações perante o direito internacional, incluindo a Carta da ONU e qualquer outro arcabouço jurídico aplicável, para salvaguardar a paz na região”.

Nos últimos meses, os EUA enviaram milhares de soldados, aeronaves, veículos e navios de guerra para o Caribe, incluindo o maior porta-aviões do mundo. Além disso, realizaram ataques contra diversas embarcações que supostamente seriam ligadas ao narcotráfico.

Além disso, os Estados Unidos apreenderam um petroleiro próximo à Venezuela em 10 de dezembro, e, na terça-feira (16), Donald Trump afirmou que o país está cercado e anunciou bloqueio “total e completo” de todos os petroleiros sancionados que entram e saem de lá.

*com informações da Reuters

O que os Estados Unidos querem na Venezuela?

Carlinhos de Jesus emociona convidados após chegar andando em evento

Ele é uma referência quando o assunto é dança. E, mais recentemente, tornou-se também um exemplo de resiliência e superação. Carlinhos de Jesus é...

Leitura labial revela discussão de Matheuzinho com Yuri Alberto

Corinthians e Vasco empataram em 0 x 0 no jogo de ida da final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (18/12). Em jogo de...

Chelsea intriga web após celebrar carreira de Thiago Silva: “Monstro”

Thiago Silva deixou o Fluminense após o fim da temporada brasileira e ainda não anunciou o futuro no futebol. Ex-clube do zagueiro, o Chelsea...