China está minando a ordem internacional com exercício militar, diz Taiwan

Taiwan acusou a China de “minar continuamente a ordem internacional” depois que o país asiático lançou foguetes em direção à ilha nesta terça-feira (30) e mobilizou novos navios de assalto anfíbio, juntamente com bombardeiros e navios de guerra.

Essas operações fazem parte do segundo dia dos maiores exercícios militares simulados da China na região, com o objetivo de ensaiar um bloqueio a Taiwan.

Em uma coletiva de imprensa, Jean Y.J. Chen, vice-diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores de Taiwan, reafirmou o compromisso em trabalhar com nações que compartilham os mesmos valores, incluindo os Estados Unidos, o Japão, a União Europeia e o G7.

O governo taiwanês busca promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento, enfatizando a importância de uma comunicação forte e fluida com esses parceiros.

Denominados “Missão Justiça 2025”, os exercícios chineses começaram 11 dias depois que os EUA anunciaram um pacote recorde de US$ 11,1 bilhões em armas para Taiwan e são os maiores exercícios realizados até o momento em termos de abrangência total e proximidade com a ilha.

O Ministério da Defesa de Taiwan confirmou que exercícios com munição real ocorreram ao norte na manhã desta terça-feira e que detritos entraram em sua zona contígua, definida como 24 milhas náuticas da costa.

Entenda a atual crise entre Japão e China após falas sobre Taiwan

Adolescente tomba caminhonete com mais de uma tonelada de maconha no Paraná

Um adolescente de 16 anos foi apreendido pela Polícia Militar do Paraná, após capotar uma caminhonete carregada com mais de uma tonelada de maconha....

Carnaval 2026: confira a ordem da 2ª noite de desfiles das escolas do Rio

A festa na Marquês de Sapucaí continua nesta segunda-feira (16) com a segunda noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval 2026. Quatro escolas...

RJ: Trechos de Copacabana e Leme ficam sem energia durante o Carnaval

Moradores de parte de Copacabana e Leme, na zona sul do Rio de Janeiro, relataram falta de energia nos bairros durante a noite de...
Sair da versão mobile