A cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, foi atingida por uma forte chuva na noite desta segunda-feira (15), quee causou estragos por toda a cidade. As regiões mais afetadas foram o Centro e a Zona Leste.
Em nota, a Prefeitura informou que o pluviômetro do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) registrou mais de 112 mm de chuva no bairro de Linhares, em apenas 1 hora.
No centro da cidade, foi registrado mais de 90mm de chuva, e no bairro Marumbi foram mais de 75,2 mm.
Com a chuva forte e constante, uma cratera se abriu no bairro Manoel Honório, na Rua Prof. Francisco Faria próximo a esquina Rua Eugênio Fontaia. Por causa da erosão, o trânsito foi interditado na região.

A Defesa Civil e a SMU estão no local controlando a situação.
A prefeitura ainda afirmou que “agentes de trânsito da Secretaria de Mobillidade Urbana (SMU), do Demlurb, da Defesa Civil, da Secretaria de Obras, Empav e Cesama estão mobilizadas para mitigar os danos das chuvas”.
Pontos de alagamento registrados até o momento
- Mergulhão da avenida Rio Branco
- Francisco Bernardino, na altura do viaduto Helio Fadel
- Rua Batista de Oliveira
- Rua Feliciano Pena
- Rua Diva Garcia
- Rua Luís Fávero
- Rua Vitorino Braga
- Rua Itália
- Rua Benjamin Guimarães
Volume de chuva nas últimas duas horas nos bairros de Juiz de Fora
- Linhares 110,33 mm
- Santa Rita 104,2 mm
- Centro 97,39 mm
- Grama 81,97 mm
- Represa 80,42 mm
- São Judas Tadeu 79,86 mm
- Filgueiras 71,23 mm
Orientação da Defesa Civil
A Defesa Civil orienta que a população evite áreas com histórico de alagamentos e permaneça atenta a sinais que possam indicar risco de deslizamentos, como trincas, rachaduras, deformações em estruturas e dificuldade para abrir portas e janelas. Em caso de emergência, disque 199.
*Sob supervisão de AR.
