Cientistas conseguem aumentar expectativa de vida de ratos em 70%

Com uma população mundial cada vez mais idosa, cientistas têm procurado novas maneiras de expandir a expectativa da vida. Um estudo feito com ratos pode ter dado mais um passo nessa direção: com um coquetel de medicamentos, ratinhos machos idosos viveram 70% mais do que o normal.

A pesquisa, feita por cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, foi publicado na revista Aging US no final de agosto, mostra que uma combinação de ocitocina e um inibidor de Alk5 (uma proteína que participa do crescimento, proliferação e diferenciação de células) melhorou a qualidade e a expectativa de vida em ratos idosos.

Leia também

A ocitocina é um hormônio que tende a cair durante a vida e está relacionado com a reparação de tecidos. Já o inibidor de Alk5 bloqueia um caminho que se torna super ativo com o passar dos anos e está ligado à inflamação crônica e danos aos tecidos.

Expectativa de vida aumentada

A mistura de medicamentos foi aplicada em ratos com 25 meses de vida — que equivalem a 75 anos em humanos. Os machos que receberam os remédios viveram 70% mais do que o normal, mostraram melhora na agilidade, memória e na resistência física.

As ratinhas fêmeas, porém, não tiveram os mesmos benefícios. Não foi percebida melhora na expectativa de vida, e sim uma alta na fertilidade mesmo com a idade avançada.

O tratamento ainda é experimental, mas a ocitocina já é aprovada pela Anvisa e os inibidores de Alk5 estão passando por estudos clínicos. Os cientistas esperam que a pesquisa avance para melhorar a sobrevivência de humanos no futuro.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Antônia Lúcia expõe romance do marido deputado com vereadora bancado pelo dizimo e “dinheiro do INSS e diabéticos”

A artilharia pesada da deputada federal Antônia Lúcia mira agora uma vereadora do interior do Amazonas, que segundo afirma ela tem caso extraconjugal  com...

Ovo de Páscoa de diamantes bate recorde e é arrematado por US$ 30 milhões

Um Ovo de Inverno Imperial Fabergé, encomendado pelo Czar Nicolau II como presente de Páscoa para sua mãe, foi vendido por um valor recorde...

Internada, Isabel Veloso apresenta novo sintoma; veja atualização do quadro

A influenciadora Isabel Veloso, 19, que segue internada na UTI, apresentou novos sintomas, segundo informou o pai dela nas redes sociais nesta quarta-feira (3)....