Cientistas detectaram sons de relâmpagos em Marte; entenda

Marte é um dos planetas do Sistema Solar mais explorados pela humanidade. Apesar de ainda não termos pisado em sua superfície, diversas sondas já foram enviadas ao planeta para revelar mais sobre sua história. Recentemente, esses equipamentos conseguiram até detectar sons de relâmpagos.

De acordo com um novo estudo publicado na revista científica Nature, um grupo de pesquisadores acredita ter identificado padrões que se assemelham a relâmpagos em Marte. Os sons foram captados pelo microfone instalado no rover Perseverance, enviado pela Nasa ao planeta em 2021.

Sons de relâmpagos detctados em Marte?

Ao todo, o rover coletou dados de 55 ocorrências de possíveis “mini relâmpagos” na superfície de Marte, principalmente durante dias com tempestades de vento. Os registros indicam que algumas dessas emissões ocorreram a apenas dois metros de distância do microfone instalado na sonda.

O estudo analisou 28 horas de gravações do rover. Alguns dos supostos relâmpagos duraram apenas alguns segundos, enquanto outros chegaram a se prolongar por até 30 minutos.

Os relâmpagos em Marte ocorrem de forma semelhante às tempestades na Terra, mas são quase invisíveis a olho nu e produzem sons muito mais fracos.

O que acontece é que como a atmosfera marciana é extremamente fina e rica em dióxido de carbono, o som dessas descargas acaba sendo absorvido pelo ambiente.

Os sinais mais fracos foram gerados por redemoinhos de poeira, enquanto os mais intensos ocorreram em meio a tempestades. De qualquer forma, vale destacar que os cientistas ainda não podem afirmar com total certeza que os sons tenham sido causados por relâmpagos em Marte.

Mesmo assim, a possível descoberta é vista como relevante, já que pesquisadores procuram sinais de atividade elétrica no planeta há mais de 50 anos.

Mais dados para confirmar a descoberta

Os autores do estudo afirmam que as evidências são consistentes, mas ressaltam que elas se baseiam nos registros de apenas um equipamento: o rover Perseverance.

Como ainda não houve confirmação por outros instrumentos, os pesquisadores alertam que não é possível confiar só nos dados de uma única observação.

Segundo Daniel Mitchard, associado da Universidade de Cardiff que não participou da pesquisa, tudo indica que os sons sejam de um raio em Marte. Porém, ele aponta que sem novos instrumentos registrando esses dados, ainda não é possível confirmar a descoberta.

“Isso abre um campo de investigação completamente novo para a ciência marciana. É como encontrar uma peça que faltava no quebra-cabeça”, explica o principal autor do estudo e pesquisador do Instituto de Pesquisa em Astrofísica e Planetologia de Toulouse (França), Baptiste Chide, em mensagem oficial.

Nasa registra nuvens coloridas e brilhantes no céu de Marte

EUA suspendem todos os pedidos de imigração de 19 países

O governo Trump anunciou na terça-feira (2) a suspensão de todos os pedidos de imigração, incluindo os de green card e cidadania americana, apresentados...

Incêndio atinge Ceasa, na zona Norte do Rio

Um incêndio atingiu, na manhã desta quarta-feira (3), o Pavilhão 43 do Ceasa do Rio de Janeiro, em Irajá, na zona Norte da capital. O...

Sem estresse: confira 5 hábitos para manter o cortisol equilibrado

O cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, age em várias áreas do corpo e dá ao organismo um impulso de energia, aumentando a...