A prova discursiva do CNU 2025 (Concurso Público Nacional Unificado), conhecido como “Enem dos Concursos”, acontece neste domingo (7). O exame está sendo realizado em 228 cidades do Brasil.
Ao todo, serão disponibilizadas 3.652 vagas, sendo 3.144 para nível superior e 508 para o nível intermediário, distribuídas em 32 órgãos.
Os candidatos convocados para essa segunda fase do concurso devem consultar os locais da prova no portal da FGV, banca organizadora do certame.
O horário de abertura dos portões está previsto para às 11h30 (horário de Brasília) e serão fechados às 12h30, trinta minutos antes do início.
A duração da prova é diferente para os candidatos de nível superior e intermediário:
- O nível superior poderá realizar a prova até 16h (três horas totais) e o caderno só pode ser levado a partir das 15h;
- O nível intermediário deve terminar a avaliação até às 15h (duas horas de aplicação) e a retirada do caderno é permitida a partir das 14h;
Nas duas situações, o candidato deve permanecer pelo menos uma hora na sala, além de entregar o cartão de respostas e a folha de textos definitivos ao final. As três últimas pessoas da sala precisam permanecer juntas até a assinatura da ata.
Foram mais de 42 mil pessoas aprovadas na primeira fase do certame (prova objetiva) e convocadas para realizar a segunda etapa neste domingo (discursiva).
Os candidatos do Enem dos Concursos também devem estar atentos aos itens que serão permitidos e proibidos pela organização do exame.
O que levar para a prova
É obrigatório levar um documento oficial com foto para realizar a prova do CNU neste domingo.
Documentos em formato digital serão aceitos, desde que apresentados nos aplicativos oficiais com login GOV.BR, como e-Título, CNH Digital e Carteira de Identidade Digital (quando disponível pelo estado emissor).
É importante lembrar que Prints, PDFs, fotos ou cópias não são aceitos pela organização.
Os candidatos ainda podem levar:
- Alimentos de consumo rápido e água, desde que estejam em embalagens transparentes e sem o rótulo.
- Caneta (preta ou azul) de material transparente;
- Cartão de confirmação (Impresso ou digital)
O que não levar
A organização da CNU proíbe que o candidato utilize durante a prova:
- Aparelhos eletrônicos (celulares, relógios, fones, tablets). Esses itens devem ser entregues aos fiscais para lacre em envelope individual;
- Óculos escuros, chapéus, lápis, borracha, corretivo e demais objetos não previstos em edital;
- Alimentos em embalagens que não sejam transparentes e bebidas em recipientes que não permitam a visualização do conteúdo;
- Relógios de qualquer tipo (seja digital ou analógico)
Como funciona a segunda fase
A segunda etapa do CNU está sendo aplicada no mesmo dia para todos os blocos, divididos por áreas temáticas. O formato, porém, varia conforme o nível da vaga:
- Candidatos do nível superior irão responder a duas questões discursivas de até 30 linhas cada, que valem 22,5 pontos por resposta;
- Nível intermediário serão avaliados por meio de uma redação dissertativo-argumentativa, também limitada a 30 linhas, com valor total de 30 pontos;
A nota da fase discursiva será atribuída à Nota Final Ponderada, portanto o sistema poderá estipular diferentes pesos para cada etapa. Nesse sentido, cada nível terá um tipo de avaliação diferente:
- No nível superior, metade da nota dependerá do domínio técnico do conteúdo, incluindo precisão conceitual, atendimento ao enunciado e uso correto dos temas dos Conhecimentos Específicos. Já os outros 50% vão avaliar o uso da língua portuguesa, como ortografia, coesão, coerência e estrutura textual;
- No nível intermediário, a qualidade da escrita e a capacidade de argumentação serão os elementos principais para um bom resultado;
Além disso, é relevante que o candidato saiba o que evitar fazer na prova para não comprometer o resultado final. Segundo o edital, é possível prevenir a eliminação seguindo as seguintes regras:
- A resposta deve ser feita com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente;
- A folha definitiva não pode ter assinatura, marcas, símbolos ou qualquer elemento que permita identificar o autor;
- Respostas fora do espaço delimitado ou ilegíveis recebem nota zero. E o rascunho não será corrigido — só o texto final transcrito na folha oficial tem validade.
Cronograma oficial
Veja abaixo as próximas datas importantes para os candidatos do concurso público nacional:
- 07 de dezembro: Aplicação da prova discursiva.
- 23 de janeiro de 2026: Divulgação das notas preliminares da discursiva.
- 18 de fevereiro: Resultado definitivo da discursiva e cotas.
- 20 de fevereiro: Listas de classificação e 1ª convocação para confirmação de interesse.
- 21 de fevereiro a 09 de março: Confirmações em três rodadas.
- 16 de março: Início das nomeações e etapas complementares.
